Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1014
Título: Letramento visual, produção escrita e língua inglesa: se fala sobre tudo na aula, até inglês
Título(s) alternativo(s): Visual literacy, written production and English: we talk about everything in class, even English
Autor(es): Oliveira, Jonas Jandson Alves
Palavras-chave: Letramento visual; Inglês; Produção textual; Instituição pública; English; Public institution; Text production; Visual literacy
Data do documento: Nov-2018
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Citação: OLIVEIRA, Jonas Jandson Alves. Letramento visual, produção escrita e língua inglesa: se fala sobre tudo na aula, até inglês. Conex. Ci. e Tecnol. Fortaleza - CE, v.12, n.2, p.28-34, nov. 2018
Resumo: O ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras deve contemplar objetivos educacionais além de conteúdos linguísticos. Pensar uma atuação crítica no contexto escolar, mais especificamente na sala de aula de inglês, requer, portanto, um diálogo com outras áreas do conhecimento. Este artigo tem como objetivo propor uma atividade que mescle letramento visual e produção textual em que a imagem não seja mero complemento do texto escrito. Busca também incluir assuntos de temas gerais nas discussões da sala de aula tomando como apoio noções de poder, diversidade e acesso (JANKS, 2016) e relações entre os domínios local e global. Algumas das produções resultantes da aplicação dessa proposta serão compartilhadas, comentadas e “estranhadas” no trabalho.
Resumo (segunda língua): The teaching of the English language in the Brazilian public schools should comtemplate educational objectives beyond the linguistic contents. Thinking on a critical performance in the school context, specially in the English classroom, requires, therefore, a dialogue with others areas of knowledge. This paper aims at proposing an activity that mixes visual literacy and text production in which the image is not a mere complement of the written text. It also aims at including subjects of general themes in the discussions of the classroom by taking as a support notions of power, diversity and access (JANKS, 2016) and relations between the local and global realms. Some of the productions resulting from the application of this proposal will be shared, commented and “stranged” in the work.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1014
ISSN: 2176-0144
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento Visual.pdf420,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.