Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-10-11T16:48:13Z-
dc.date.available2019-10-11T16:48:13Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationCARDOSO, Maria Heloísa de Melo, SOUZA, Verônica dos Reis Mariano, OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de. Currículo, desenho animado e diversidade . Rev. Educação Especial, Santa Maria - RS, v. 31, n. 61, abr./jun. 2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-686X-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1016-
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo caracterizar o gênero textual Desenho Animado como ferramenta pedagógica a ser utilizada na Educação Básica para tratar do tema diversidade, adotando-se a noção de currículo como um fenômeno em permanente processo de (re)elaboração, marcado por múltiplas e diferentes concepções teórico-epistemológicas, mas sempre como tempo/lugar para a formação de sujeitos críticos, criativos e intelectualmente independentes. A partir do tema central, elegeuse o desenho "Como treinar o seu dragão" com o intuito de analisar seus personagens na relação com a diversidade e o comportamento inclusivo. Teve-se, ainda, a intenção de ressaltar a escola como instância legítima para desenvolver um trabalho curricular com um sentido e significados educativos que expressem diferentes visões de mundo e de valores que estimulem a convivência harmoniosa entre as pessoas. Com este artigo, além de se sugerir o desenvolvimento de uma metodologia para trabalhar a diversidade, pretende-se contribuir para reflexões e discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem, que são recorrentes, atuais e necessárias para o fazer pedagógicopt_BR
dc.description.sponsorshipRev. Educação Especialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
dc.publisherCentro de Educação - Lapedocpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectGenreen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectCartoonen
dc.titleCurrículo, desenho animado e diversidadept_BR
dc.title.alternativeCurriculum, animated drawing and diversityen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Maria Heloisa de Melo-
dc.contributor.authorSouza, Verônica dos Reis Mariano-
dc.contributor.authorOliveira, José Adelmo Menezes de-
dc.description.abstract2The main objective of this study is to characterize the textual genre Cartoon as a pedagogical tool to be used in Basic Education to deal with diversity, adopting the notion of curriculum as a phenomenon in permanent process of (re) elaboration, marked by multiple and different theoretical-epistemological conceptions, but always as time / place for the formation of critical, creative and intellectually independent subjects. From the central theme, the design How to Train Your Dragon was chosen in order to analyze their characters in relation to diversity and inclusive behavior. It was also intended to highlight the school as a legitimate body to develop a curricular work with an educational meaning and meaning that express different worldviews and values that encourage harmonious coexistence between people. With this article, in addition to suggesting the development of a methodology to work on diversity, it is intended to contribute to reflections and discussions about the teaching and learning process, which are recurrent, current and necessary for the pedagogical doing.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Currículo, desenho animado e diversidade.pdf530,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.