Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1021
Título: | O enfoque CTSA na educação profissional e tecnológica: contribuições teórico-metodológicas |
Título(s) alternativo(s): | The CTSA approach in vocational and technological education: theoretical-methodological contributions |
Autor(es): | Jesus, Lucas Antonio Feitosa de Nascimento, Raiza Batista Torres |
Palavras-chave: | Educação; Tecnologia da informação; Formação do professor; Ensino técnico; Information technology; Education; Teacher training; Technical education |
Data do documento: | Set-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon) |
Citação: | JESUS, Lucas Antônio Feitosa de; NASCIMENTO, Raiza Batista Torres. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 13, São Cristóvão. 2019. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 13, n. 01, p.504-522, set., 2019 |
Resumo: | A ubiquidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influencia as mais variadas esferas da humanidade, dentre as quais a educação é a mais emblemática. É preciso refletir os papéis que a escola e os docentes devem assumir como mediadores da informação. O presente artigo segue esta linha de reflexão. No primeiro semestre de 2019, vinte professores do Ensino Médio de Aracaju foram entrevistados via formulário. O objetivo foi analisar de que modo esses docentes relacionam-se com as TIC em seus fazeres pedagógicos. As considerações finais indicam a necessidade de pesquisas empíricas mais aprofundadas que objetivem o desenvolvimento de processos educativos crescentemente harmonizados com a sociedade do conhecimento. |
Resumo (segunda língua): | The ubiquity of Information and Communication Technologies (ICT) influences the most varied spheres of humanity, among which education is the most emblematic. It is necessary to reflect the roles that the school and the teachers should assume as mediators of information. The present article follows this line of reflection. In the first semester of 2019, twenty teachers from the High School of Aracaju were interviewed through form. The objective was to analyze how these teachers relate to ICT in their pedagogical tasks. The final considerations indicate the need for more empirical researches that aims at the development of educational processes increasingly harmonized with the knowledge society. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1021 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o_enfoque_ctsa_na_educacao_profissional_e_tecnologica_contribuico.pdf | 901,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.