Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1027
Título: Sequência didática (SD): uma prática educativa para o ensino médio integrado no curso técnico em informática do Instituto Federal de Sergipe
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence: an educational practice for high school integrated in the technical course in informatics of the Federal Institute of Sergipe
Autor(es): Santana, Luzinete Santos
Orientador: Santos, Luiz Carlos Pereira
Palavras-chave: Educação; Ensino médio; Prática pedagógica; Sequência didática; Ensino-aprendizagem; Education; Pedagogical practice; Public institution; Teaching-learning; Didactic Sequence
Data do documento: 23-Jul-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Departamento de Pós-graduação
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: SANTANA, Luzinete Santos. Sequência didática (SD): uma prática educativa para o ensino médio integrado no curso técnico em informática do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
Resumo: Esta dissertação compõe-se de uma prática educativa desenvolvida mediante a metodologia Sequência Didática (SD) para a integração das disciplinas História e Informática Básica, destinada aos docentes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Informática. A SD vem sendo muito utilizada pelos professores por se constituir em atividades claras e objetivas, resultando em uma aprendizagem significativa e contextualizada. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi avaliar a aplicação da SD no tocante à efetiva integração das disciplinas História e Informática Básica. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que empregou como estratégia de investigação o Estudo de Caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista e observação participante. A SD foi aplicada nas aulas da disciplina História entre fevereiro e março de 2019. Todas as aulas foram presenciais com a participação de trinta e seis estudantes da 1ª série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Organizados em grupos, os estudantes – participantes, sob a orientação do professor de História, realizaram todas as atividades contidas na SD, a partir das quais se avaliou tanto o desempenho deles na execução das tarefas quanto as dificuldades e melhorias observadas ao longo das aulas. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, um Guia Didático com o título SD na Informática: uma prática educativa para História e Informática Básica, que visa fornecer subsídios teóricos e práticos que auxiliem os docentes na integração das disciplinas História e Informática Básica para sua replicação em cenários educativos.
Resumo (segunda língua): This dissertation is composed of an educational practice developed through the Didactic Sequence Methodology for the integration of the subjects Basic History and Computer Science, designed to teachers of the Technical Course Integrated to High School in Computer Science. SD has been widely used by teachers because it is constituted in a clear and objective activity, resulting in a meaningful and contextualized learning. In this research, the general objective was to evaluate the application of SD in relation to the effective union between History and Basic Informatics courses. It consists of a qualitative research, which used as a research strategy the Case Study, serving as instruments of data collection: questionnaires, interviews and participant observations. The SD was applied in History classes between February and March of 2019, all classes were attended with the participation of thirty-six students of the 1st grade of the Technical Course Integrated to the High School in Computer Science of the Federal Institute of Sergipe - Campus Aracaju. Organized in groups, the students as participants, under the guidance of the history teacher, carried out all the activities contained in the SD, in which there were evaluated the performance in the execution of the tasks, difficulties and improvements observed throughout the classes. As a result of this research, an educational product was developed, a Didactic Guide with the title SD in Informatics: an educational practice for History and Basic Informatics, which provides theoretical and practical subsidies that facilitate teachers in the integration of the Basic History and Computer Science courses and their replication in educational settings.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1027
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luzinete dos Santos Santana .pdfDissertação4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoEducacional_-LuizineteSantana.pdfProduto2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.