Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, José Osman dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T12:47:02Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T12:47:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Caio Marcelo de Albuquerque. Proposta de criação de instrumento de avaliação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. 2019. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1030 | - |
dc.description.abstract | A falta de procedimentos de como tratar os indicadores e transformá-los em informação para a comunidade escolar não permitem que o Instituto Federal possa de fato avaliar seus cursos e corrigir o percurso para alcançar os objetivos propostos na Lei nº 11.892 de 2008, tais como:Aescola elemento para transformação social, o exercício da autonomia e a relação do projeto político pedagógico (PPP). Com isso a proposta do produto desenvolvido é realizar um processo avaliativo, no qual podemos denominar de auto-avaliação onde o foco está na melhoria contínua da qualidade dos cursos sem necessariamente está atrelada ao formato atual determinada pelo capital. A aplicação da ferramenta de avaliação se mostrou divergente do que foi posto em teoria devido aos seguintes fatores: O que está posto para a comunidade escolar não é o que está posto na Lei nº 11.892 de 2008 (Lei de criação dos Institutos Federais de Ensino); Há muita diferença no processo de formação dos estudantes, na relação entre os diversos atores da comunidade escolar; E percebeu-se que a inexistência de uma avaliação institucional com a participação da comunidade escolar, causa um prejuízo na percepção do que é a escola, para que ela serve e como a comunidade pode fazer para melhorar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso - PPC | pt_BR |
dc.subject | Projeto educacional | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Educational project | en |
dc.subject | Public institution | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Proposta de criação de instrumento de avaliação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal for the creation of an evaluation instrument for technical courses integrated in high school | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Caio Marcelo de Albuquerque | - |
dc.description.abstract2 | The lack of procedures on how to treat the indicators and turn them into information for the school community does not allow the Federal Institute to actually evaluate their courses and correct the course to achieve the objectives proposed in Law No. 11.892 of 2008, such as: The elementary school for social transformation, the exercise of autonomy and the relationship of the pedagogical political project (PPP). Thus, the purpose of the developed product is to carry out an evaluation process, which we can call self-assessment where the focus is on the continuous improvement of the quality of the courses without necessarily being linked to the current format determined by the capital. The application of the evaluation tool proved to be divergent from what was put in theory due to the following factors: What is put for the school community is not what is put in Law No. 11.892 of 2008 (Law of the creation of Federal Institutes of Education) ; There is a lot of difference in the process of student formation, in the relationship between the various actors of the school community; And it was realized that the absence of an institutional evaluation with the participation of the school community, causes damage to the perception of what the school is, what it is forand howthe communitycan do to improve. | en |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caio Marcelo de Albuquerque Cardoso.pdf | Dissertação | 4,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ProdutoEducacional_-CaioCardoso.pdf | Produto | 12,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.