Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.date.accessioned2019-12-04T13:11:37Z-
dc.date.available2019-12-04T13:11:37Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.citationMENDES, Raquel de Oliveira. O “combo” da trajetória da formação escolar no IFS: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes negros cotistas no ensino médio integrado do campus Aracaju. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1031-
dc.description.abstractEstudo de natureza qualitativa, aplicada, inovação tecnológica, com posicionamento teórico crítico-analítico e enfoque epistemológico transformador. Possui como objetivo precípuo analisar o processo de acesso, permanência e êxito dos estudantes negros do IFS campus Aracaju. Apresenta, na introdução, um panorama geral da temática, evidencia a justificativa, motivações para o estudo, hipóteses, problemas da pesquisa, seus objetivos e parte da metodologia. Na segunda seção, traz a abordagem do estado da arte que perpassa pela temática no âmbito dos aspectos teóricos da discussão étnico-racial e a trajetória do debate no Brasil e, ainda, da questão étnico-racial no contexto das ações afirmativas, inclusão e da assistência estudantil. Para a seção três, evidencia o caminho metodológico traçado para o estudo, bem como apresenta o produto educacional. Na quarta seção, apresenta os resultados da pesquisa documental e análise das entrevistas realizadas junto aos discentes que foram a amostra do estudo. Durante a quinta seção, detalha-se acerca do produto educacional elaborado como fruto deste estudo. Como principal resultado, aponta a necessidade de um maior aprofundamento e avanço do IFS nas discussões e ações em torno da questão étnico-racial, com foco em tomar a centralidade desse debate dentro da instituição. Destaca-se a relevância das discussões aqui colocadas na perspectiva de contribuir para a reflexão das bases teóricas e metodológicas e a reinterpretação sobre a questão étnico-racial na sua relação com as ações afirmativas e assistência estudantil, bem como por apresentar um grande potencial de produzir contribuições originais para a comunidade científica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectÉtnico-racialpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEthnic-racialen
dc.subjectStudent assistanceen
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.titleO “combo” da trajetória da formação escolar no IFS: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes negros cotistas no ensino médio integrado do campus Aracajupt_BR
dc.title.alternativeThe trajectory of school education at IFS: access, permanence and success of black quota students in the integrated high school of Aracaju campusen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelMestradopt_BR
dc.contributor.authorMendes, Raquel de Oliveira-
dc.description.abstract2Study of a qualitative, applied, technological innovation, with critical-analytical theoretical positioning and transforming epistemological approach. Its main objective is to analyze the process of access, permanence and success of black students of the campus Aracaju IFS. It presents in the introduction a general overview of the thematic, evidences the justification, motivations for the study, hypotheses, research problems, its objectives and part of the methodology. The second section presents the state of the art approach that covers the thematic in the scope of the theoretical aspects of the discussion and the trajectory of the debate in Brazil, as well as the ethno-racial question in the context of affirmative action, inclusion and student assistance. For section three it shows the methodological path traced to the study, as well as, presents the educational product. In the fourth section, presents the results of the documentary research and analysis of the interviews carried out with the students who were the sample of the study. During the fifth section we detail the educational product elaborated as the fruit of this study. The main result points to the need for further deepening and advancement of the IFS in discussions and actions around the ethno-racial issue, with a focus on taking the centrality of this debate within the institution. It is important to emphasize the relevance of the discussions put forward in the perspective of contributing to the reflection of the theoretical and methodological bases and the reinterpretation on the ethno-racial question in its relation with the affirmative actions and student assistance, as well as presenting great potential to produce contributions the scientific community.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel de Oliveira Mendes.pdfDissertação3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.