Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1032
Título: Formação de leitores na educação profissional e tecnológica: uma ação no Instituto Federal de Sergipe – campus Estância
Título(s) alternativo(s): Reader training in vocational and technological education: an action at the Federal Institute of Sergipe - Estância campus
Autor(es): Oliveira, Cyndi Moura Guimarães de
Orientador: Santos, Elza Ferreira
Palavras-chave: Educação; Leitura; Educação profissional; Ensino técnico; Tecnologia; Education; Reading; Professional education; Technology
Data do documento: 27-Mai-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Departamento de Pós-graduação
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de. Formação de leitores na educação profissional e tecnológica: uma ação no Instituto Federal de Sergipe – campus Estância. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
Resumo: Em um país marcado estatisticamente por não leitores e que tem deficiência no que diz respeito ao entendimento do que se lê, conforme o PISA (2015), esta pesquisa objetiva desenvolver estratégias e um produto educacional que incentivem a prática da leitura nos alunos do 2º ano de Aquicultura do Ensino Médio Integrado do IFS - Campus Estância a fim de constituí-los como cidadãos que têm o hábito de ler. A pesquisa é resultado do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe, da área de Concentração: Práticas Educativas em EPT, Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Tomaram-se como aporte teórico os estudos sobre Educação Profissional no Brasil, por meio das contribuições teóricas de Dante Moura (2007); a constituição do ser crítico e omnilateral de Saviani (1989), além de apresentar conceitos e dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil nas suas quatro edições. Foram abordadas reflexões sobre o habitus através do aporte de Bourdieu (2005) e a necessidade de somar novos comportamentos do leitor às práticas habituais de leitura, aportado nos estudos de Valeria Zacharias (2016). Para tanto, adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo, tendo como caminho metodológico a aplicação de sequência didática em uma turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Aquicultura do Instituto Federal de Sergipe, Campus Estância. A sequência didática corrobora com o desenvolvimento do habitus de leitura no comportamento dos participantes, de maneira que a prática perdure além do espaço e período escolar e possa contribuir na formação do indivíduo crítico e reflexivo, visto que a leitura é uma prática importante para a vida profissional e para a construção da cidadania. Levando-se em conta a proposta elaborada para a pesquisa e o que foi executado, é possível dizer que o trabalho se configurou como uma alternativa positiva e eficiente, na medida em que os alunos vivenciaram experiências motivadoras sobre a prática de leitura. Os resultados obtidos a partir desse trabalho atendem ao objetivo geral, além da elaboração de um instrumento concreto de socialização dos conhecimentos teórico-práticos vivenciados: o guia pedagógico, cujo principal propósito é compartilhar experiências exitosas, testadas no ensino e na aprendizagem da leitura. É esperado que a experiência possa contribuir na ampliação do universo de leitores, desenvolvendo multiplicadores nas demais turmas e/ou comunidade entorno.
Resumo (segunda língua): In a country marked statistically by non-readers and deficient in the understanding of what is read, according to PISA (2015), this research aims to develop strategies and an educational product that encourage the practice of reading in the students of the 2nd year of the IFS - Campus Estância Integrated Aquaculture in order to constitute them as citizens who have the habit of reading. The research is a result of the Professional Master's Program of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Sergipe, from the area of Concentration: EPT Educational Practices, Macroproject 1 - Methodological proposals and didactic resources in formal and non-formal educational spaces in EPT. The studies on Professional Education in Brazil were taken as a theoretical contribution, through the theoretical contributions of Dante Moura (2007); the constitution of the critical and omnilateral being of Saviani (1989), besides presenting concepts and data of the Research Portraits of Reading in Brazil in its four editions. Reflections on the habitus through Bourdieu's contribution (2005) and the need to add new behaviors of the reader to the usual reading practices, contributed in the studies of Valeria Zacharias (2016). For that, qualitative research was adopted, having as a methodological path the application of didactic sequence in a class of the 2nd year of Integrated Higher Education in Aquaculture of the Federal Institute of Sergipe, Campus Estância. The didactic sequence corroborates with the development of the reading habitus in the behavior of the participants, so that the practice lasts beyond the space and school period and can contribute to the formation of the critical and reflective individual, since reading is an important practice for life and for the construction of citizenship. Taking into account the proposal developed for the research and what was done, it is possible to be said that the work was configured as a positive and efficient alternative, as the students experienced motivating experiences on the practice of reading. The results obtained from this work serve the general objective, besides the elaboration of a concrete instrument of socialization of the theoretical-practical knowledge experienced: the pedagogical guide, whose main purpose is to share successful experiences, tested in teaching and learning of reading. It is expected that the experience can contribute to the expansion of the universe of readers, developing multipliers in the other groups and / or community surroundings.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1032
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cyndi Moura Guimaraes.pdfDissertação5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoEducacional_CyndiOliveira.pdfProduto2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.