Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Luiz Carlos Pereira-
dc.date.accessioned2019-12-05T18:20:55Z-
dc.date.available2019-12-05T18:20:55Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Angilene Santos. A cartilha como instrumento para educação de usuários no contexto da biblioteca do IFS: O caso do Campus Aracaju. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1036-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge com o intuito de analisar a ausência de habilidades e competências dos usuários da biblioteca do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju em manusear os recursos informacionais disponíveis, assim como a busca de uma maior compreensão sobre a dinâmica que envolve a relação destes usuários com esta biblioteca que respalda seus anos de ensino. Tem como objetivo geral investigar as práticas de educação de usuários desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Sergipe para a construção e aplicação de uma cartilha instrutiva, baseada nas concepções de Ah Ton e Valério (1979), de modo a potencializar a utilização das fontes de informações científicas e tecnológicas. A revisão de literatura apoia-se em autores do campo da educação, como: Freire (2011); Paro (2016) e Chartier (1999); da educação profissional e tecnológica sob o olhar de Civatta (2005) e Ramos (2012); da Ciência da Informação na ótica de Fonseca (2007) e Milanesi (2002), bem com da Biblioteconomia e Documentação e seus estudos de usuários na perspectiva de Ah Ton (2004) e Campello (2012). Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualiquantitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e questionários semiabertos aplicados para discentes (19), docentes (07) e bibliotecário (01).Aaplicação do produto foi realizada com 28alunos. Os dados qualitativos foram analisados com base em Bardin para categorização dos dados. A amostra foi obtida entre os alunos do curso médio integrado de Informática do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju com seus respectivos professores e do bibliotecário do Campus. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos possui dificuldades em compreender a dinâmica da pesquisa na biblioteca, entendendo como complexas as numerações que se encontram nos livros e nas estantes, como foi relatado pela bibliotecária, não sabendo conceitos básicos mesmo estando no último ano de curso. Foi construída uma cartilha instrutiva como resultado final da pesquisa. Constatou-se a pouca habilidade dos alunos para a pesquisa, assim como a frequência destes e dos docentes à biblioteca, falta de interação nas ações entre o bibliotecário e os discentes para essas ações. Apesar de executar algumas ações importantes como o treinamento, a biblioteca carece de análise de perfil prévio e avaliações posteriores a estes treinamentos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectEducação de usuáriopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectLibraryen
dc.subjectUser educationen
dc.subjectInstructional Primeren
dc.subjectPrimeren
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectInformation scienceen
dc.titleA cartilha como instrumento para educação de usuários no contexto da biblioteca do IFS: o caso do Campus Aracajupt_BR
dc.title.alternativeThe booklet as a tool for user education in the context of the IFS library: the case of Aracaju Campusen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelMestradopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Angilene Santos-
dc.description.abstract2This research aims to analyze the lack of skills and competence of the users of the Instituto Federal de Sergipe's library at the Aracaju Campus in handling the available information resources as well as the search for a greater understanding of the dynamics surrounding the interaction of the users with this library which supports years of teaching. Its general purpose is to investigate the users education practices developed by the IFS library to create a booklet based on the conception of Ah Ton and Valério (1979) about the effective creation of a User Education Proposal Design Plan. The reserach is based on education theorists such as FREIRE (2011), PARO (2016) and CHARTIER (1999), Vocational and Technological Education CIVATTA (2005) and RAMOS (2012), Information Science FONSECA (2007) and MILANESI (2002). It includes some scholars of the subject users education: AH TON (2004) and CAMPELLO (2012). It is an applied reserach, with a qualitative and quantitative approach through a case study. Bibliographic research, document analysis and semi open questionnaires for students (19), teachers (08) and librarian (01) were used in the research. The product application was performed with Qualitative data were analyzed based on Bardin. The sample was obtained from the first year students of the integrated high school of Computing at the Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju with their respective teachers and the campus librarian. The reserach found that most students have difficulty understanding the dynamics of library research, finding the numbers in books and shelves complex, not knowing basic concepts even in their last year of school. An instructional booklet was made as the end result of the research. It was found students have little ability to research, as well as the frequency of these and teachers to the library, lack interaction in actions between the librarian and students for these actions. Despite perforing some iportant actions such as training the library lacks prior profile analysis and post-training evaluations.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angilene Santos Nascimento.pdfDissertação2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoEducacional_-AngileneNascimento.pdfProduto12,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.