Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1065
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-02-03T17:34:21Z | - |
dc.date.available | 2020-02-03T17:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kleyfton Soares da, FONSECA, Laerte Silva da, FREITAS, Johnnatam Duarte de. Uma breve história da geometria molecular sob a perspectiva didático-epistemológica de Guy Brousseau. Acta Scientiae, Canoas, RS, v.20, n.4, jul./ago. 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-7727 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1065 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi analisar a evolução histórica da Geometria Molecular (GM), de modo a apresentar discussões, limitações, dificuldades e avanços associados à concepção do saber em jogo e, através disso, contribuir com elementos para análise crítica da organização didática em livros e sequências de ensino. Foi realizado um levantamento histórico na perspectiva epistemológica defendida por Brousseau (1983), em que a compreensão da evolução conceitual do conteúdo visado pelo estudo é alcançada quando há o entrelaçamento de fatos que ajudam a identificar obstáculos que limitaram e/ou limitam a aprendizagem de um dado conteúdo. Trata-se de uma abordagem inédita tanto pelo direcionamento do conteúdo como pela metodologia adotada. A análise histórica permitiu traçar um conjunto de oito obstáculos que por um lado estagnou a evolução do conceito de GM e por outro impulsionou cientistas a buscarem alternativas teóricas e metodológicas para resolver os problemas que foram surgindo ao longo do tempo. O estudo mostrou que a questão da visualização em química e da necessidade de manipulação física de modelos moleculares é constitutiva da própria evolução história da GM. Esse ponto amplifica a necessidade de superação contínua dos obstáculos epistemológicos e cognitivos associados às representações moleculares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Acta Scientiae | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Luterana do Brasil - ULBRA | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Geometria molecular | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | en |
dc.subject | Molecular geometry | en |
dc.subject | Epistemology | en |
dc.subject | History of education | en |
dc.title | Uma breve história da geometria molecular sob a perspectiva didático-epistemológica de Guy Brousseau | pt_BR |
dc.title.alternative | A brief history of molecular geometry from Guy Brousseau's didactic-epistemological perspective | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Kleyfton Soares da | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Laerte Silva da | - |
dc.contributor.author | Freitas, Johnnatan Duarte de | - |
dc.description.abstract2 | The objective of this research was to analyze the historical evolution of Molecular Geometry in order to present discussions, limitations, difficulties and advances associated to the conception of the referred knowledge and, through this, contribute with elements for critical analysis of didactic organization in textbooks and sequences of teaching. A historical survey was made in the epistemological perspective defended by Brousseau (1983), in which the understanding of the conceptual evolution of the content targeted by the study is achieved when there is the interweaving of facts that help to identify obstacles that limited and / or limit the learning of a given content. This is an unprecedented approach both in terms of the content and methodology adopted. The historical analysis allowed us to draw a set of eight obstacles that on one hand stagnated the evolution of the concept of GM and on the other impelled scientists to seek theoretical and methodological alternatives to solve the problems that have arisen over time. The study showed that the issue of visualization in chemistry and the need for physical manipulation of molecular models is constitutive of GM’s own evolution history. This point amplifies the need to continually overcome the epistemological and cognitive obstacles associated with molecular representations. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma breve história da Geometria Molecular sob a perspectiva didático-epistemológica de Guy Brousseau.pdf | 854,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.