Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1080
Título: | Reflexões sobre a tecnologia computacional na Educação: a experiência do IFS |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on computational technology in Education: the IFS experience |
Autor(es): | Ferrete, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Rodrigo Bozi |
Palavras-chave: | Educação; Tecnologia computacional; Informática; Comunicação; Computational technology; Education; Computing; Communication |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Editora do IFS |
Citação: | FERRETE, Anne Alilma SIlza Souza, FERRETE, Rodrigo Bozi. Reflexões sobre a tecnologia computacional na Educação: a experiência do IFS. [recurso eletrônico]. 1 ed. Edifs, Aracaju, 2016 |
Resumo: | Ao pesquisarmos sobre a tecnologia computacional aplicada ao ambiente escolar, percebemos que as mudanças e suas ações no campo educacional são inúmeras, de natureza diversa, e se faz necessário socializar urgentemente as experiências que vêm sendo realizadas. Enfatizamos ainda que as instituições de ensino necessitam levar em consideração a formação continuada dos professores, inserindo no conteúdo, questões que envolvam o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), preparando-os para vivenciarem a realidade educacional que se está construindo. Neste caso, chamamos à atenção para a necessidade de se refletir sobre um novo cotidiano integrado ao uso das tecnologias na escola. As tecnologias são cada vez mais difundidas em nossa sociedade, e muito tem se falado sobre os avanços que revolucionam o processo produtivo e a organização da sociedade. No entanto, considerando a dimensão geográfica e populacional, além da diversidade de condições socioeconômicas e culturais que retratam a realidade diferenciada, evidente em algumas regiões no Brasil, isto ainda não tem acontecido de forma tão óbvia. Com o objetivo de disseminar o uso da tecnologia computacional aplicada ao cotidiano escolar, é que organizamos esta obra, na qual, cada capítulo se pauta num determinado referencial teórico, de acordo com o desenvolvimento da tecnologia, e envolve questões que são inerentes ao momento em que vivemos, além de ampliar possibilidades educativas, e, sobretudo com intercâmbio de experiências, ressaltando-se a experiência do uso da tecnologia no IFS. Evidenciamos a necessidade de reflexão a respeito da importância de inserção da tecnologia computacional na vida das pessoas. E destacamos que um dos papéis da Educação é a promoção de inovações, e seu acesso como direito de todos os cidadãos. Para isso, faz-se necessária a incorporação de novas técnicas ao ensino, razão por que propomos alternativas metodológicas que permitam, através do uso da tecnologia computacional, mediar de forma incisiva, o processo de ensino e de aprendizagem. O tema em questão interessa a todos os profissionais da educação, uma vez que a inserção da tecnologia nas diversas instâncias da sociedade é responsabilidade de todos. Resta-nos esperar que esta obra, trabalho de professores para professores, seja o ponto inicial de reflexões a respeito da inserção curricular das tecnologias digitais de comunicação e informação, na construção da Educação em novos tempos, simplesmente porque é preciso refletir. |
Resumo (segunda língua): | When researching the computational technology applied to the school environment, we realize that the changes and their actions in the educational field are innumerable, of different nature, and there is an urgent need to socialize the experiences that have been carried out. We also emphasize that educational institutions need to take into consideration the continuing education of teachers, inserting into the content issues that involve the use of digital information and communication technologies (DICT), preparing them to experience the educational reality that if you are building. In this case, we call attention to the need to reflect on a new daily life integrated with the use of technologies at school. Technologies are increasingly widespread in our society, and much has been said about the advances that revolutionize the production process and the organization of society. However, considering the geographic and population dimension, in addition to the diversity of socioeconomic and cultural conditions that portray the different reality, evident in some regions in Brazil, this has not yet happened so obviously. In order to disseminate the use of computational technology applied to the school routine, it is that we organize this work, in which each chapter is based on a specific theoretical framework, according to the development of technology, and involves issues that are inherent to the moment in which we live, in addition to expanding educational possibilities, and, especially with the exchange of experiences, highlighting the experience of using technology at IFS. We highlight the need for reflection on the importance of inserting computer technology in people's lives. And we emphasize that one of the roles of Education is the promotion of innovations, and their access as a right for all citizens. For this, it is necessary to incorporate new techniques to teaching, which is why we propose methodological alternatives that allow, through the use of computational technology, to mediate incisively, the teaching and learning process. The issue in question is of interest to all education professionals, since the insertion of technology in the different instances of society is everyone's responsibility. We can only hope that this work, the work of teachers for teachers, will be the starting point for reflections on the curricular insertion of digital technologies of communication and information, in the construction of Education in new times, simply because it is necessary to reflect. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1080 |
ISBN: | 9788568801321 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação a experiência do IFS.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.