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dc.date.accessioned2020-02-20T18:19:35Z-
dc.date.available2020-02-20T18:19:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationXAVIER, Carla Cristina Valois Lins, AZEVEDO, José Franco de. Gestão democrática na educação profissional e tecnológica [recurso eletrônico]: um olhar para a participação estudantil na (re)construção do espaço pedagógico.1. ed. Aracaju: EdIFS, 2019pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-95911-26-0-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1102-
dc.description.abstractA escola é uma importante instituição social, complexa e dinâmica, que vem ressignificando-se ao longo do contexto histórico. Porém, no escopo de uma sociedade capitalista, esta vem delineando-se como um instrumento de manutenção das desigualdades sociais, reproduzindo assim a dominação e a exploração, mediadas por relações autoritárias de poder. Nesse contexto, o desenvolvimento da educação profissional no Brasil foi marcado por um caráter dualista, onde a sua finalidade limitava-se ao atendimento das demandas mercadológicas. No entanto, Dourado (2012) afirma que a escola deve formar para a cidadania crítica sujeitos que interfiram na realidade, visando transformálos e não apenas integrá-los ao mercado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora do IFS - EdIFSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectSchool managementen
dc.titleGestão democrática na educação profissional e tecnológica: um olhar para a participação estudantil na (re)construção do espaço pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeDemocratic management in professional and technological education: a look at student participation in the (re) construction of the pedagogical spaceen
dc.typeLivropt_BR
dc.typeProduto educacionalpt_BR
dc.rights.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Instituto Federal de Sergipe (RIFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.contributor.authorXavier, Carla Cristina Valois Lins-
dc.contributor.authorAzevedo, José Franco de-
dc.description.abstract2The school is an important, complex and dynamic social institution, which has been reframing itself throughout the historical context. However, within the scope of a capitalist society, it has been outlined as an instrument for maintaining social inequalities, thus reproducing domination and exploitation, mediated by authoritarian power relations. In this context, the development of professional education in Brazil was marked by a dualistic character, where its purpose was limited to meeting market demands. However, Dourado (2012) states that the school should train subjects for critical citizenship that interfere in reality, aiming to transform them and not just integrate them into the market.en
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)



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