Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1110
Título: | Caminhos de uma escrava da África a Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | Paths of a slave from Africa to Sergipe |
Autor(es): | Ferreira, Luciano dos Santos Souza, Cauê |
Palavras-chave: | África; Escravidão; História em quadrinhos; Literatura sergipana; Mulher; Comic; Woman; Literature; Slavery |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Editora do Ifs |
Citação: | FERREIRA, Luciano, SOUZA, Cauê. Caminhos de uma escrava da África a Sergipe.[recurso eletrônico].1. ed. Aracaju: EdIFS, 2019 |
Resumo: | Quando me foi sugerido o estudo da escravidão e dos nichos pouco explorados e valorizados, fiquei muito confuso quanto ao produto que se poderia surgir a partir disso, principalmente porque deveria ser aplicado em sala de aula e também ser replicável, um desafio e tanto. O que pairava na minha mente era algo tecnológico, de interação virtual quando durante as aulas me foi questionado: e se não As histórias em quadrinhos embora tenham sofrido enorme preconceito, pelas alegações de superficialidade, próprio para público inculto, ou de material de incitação à violência, como a crítica de Fredric Werthan em “Sedução do Inocente” publicado em 1954, numa crítica ácida e metodologicamente questionável. Hoje com o avanço dos estudos, da academia expandindo suas perspectivas e dialogando com as mídias de massa contemporâneas, o preconceito já é muito menor, o que não significa que tenha chegado a níveis aceitáveis. Congrega imagem, literatura, além de comportar outros elementos. A utilização na História lançando mão de uma ferramenta tão dinâmica e atual, se bem utilizada pode produzir resultados extraordinários para a compreensão de assuntos muitas vezes complexos numa linguagem mais acessível e certamente marcante, além de servir como porta de entrada para outras leituras, numa construção de conceitos midiáticos que se propaga e se renova, até porque, pode-se orientar a leitura de obras quadrinizadas e dos clássicos originais, porém se esta não ocorrer, os estudantes e o público em geral conseguiram adquirir ao menos os conceitos gerais da obra de determinado autor democratizando o conhecimento |
Resumo (segunda língua): | Comic books, although they suffered great prejudice, due to their allegations of superficiality, suitable for an uneducated public, or of incitement material to violence, such as Fredric Werthan's criticism in “Seduction of the Innocent” published in 1954, in an acid and methodologically questionable criticism. Today with the advance of studies, of the academy expanding its perspectives and dialoguing with contemporary mass media, the prejudice is already much lower, which does not mean that it has reached levels acceptable. It brings together image, literature, as well as other elements. The utilization in History making use of such a dynamic and current tool, if well used it can produce extraordinary results for the understanding of often complex subjects in a more accessible and certainly striking language, besides serving as a entry for other readings, in a construction of media concepts that propagate and spread it renews, not least because, it is possible to guide the reading of quadrinized works and the original classics, but if this does not occur, students and the general public were able to acquire least the general concepts of the work of a certain author democratizing knowledgeis there internet? Or, if there are no devices with android for all students? It doesn't look much like the textbook, does it? This was a severe blow to my pretensions. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1110 |
ISBN: | 9788595910928 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caminhos de uma escrava da África a Sergipe.pdf | 6,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.