Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1125
Título: | A palmada no processo de educação familiar, medida educativa ou ato de violência? |
Título(s) alternativo(s): | The spanking in the process of family education, educational measure or act of violence? |
Autor(es): | Jesus, Bárbara Teixeira Souza de |
Palavras-chave: | Assistência social; Família; Castigo corporal; Violência doméstica; Family; Domestic violence; Social assistance; Corporal punishment |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | JESUS, Bárbara Teixeira Souza de. A palmada no processo de educação familiar, medida educativa ou ato de violência? Revista Expressão Científica, Aracaju, v.1 ,n.1, p.1-12, 2016 |
Resumo: | Apalmada presente no ambiente familiar se naturalizou há séculos. Ela foi apresentada como uma “leve” forma de ensinar à criança o que é errado e o que não se deve fazer. Porém, de acordo com os autores pesquisados o que há por traz da simples palmadinha é mais do que insignificância, é violência, descumprimento do dever de proteção da família. Com base nisso, esse artigo visa conhecer e analisar o entendimento dos pais sobre o ato da palmada na perspectiva de violência, ou de medida educativa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem descritiva. As informações também foram ilustradas quantitativamente. Utilizou-se como instrumental e coleta de dados a entrevista semiestruturada para chegar à realidade. Foram sujeitos dessa pesquisa pais de crianças em idade de 0 a 15 anos. O referencial teórico metodológico envolveu o método dialético. Esta pesquisa demonstrou a proporção cultural que tomou o tema em questão. Não há noção por parte dos pais do prejuízo que a disciplina corporal pode causar na vida da criança, tanto o é que das dez famílias entrevistadas apenas uma não fazia uso desse método. Nesse sentido, é mister que haja um maior esclarecimento para estes sujeitos dos males resultantes da violência praticada no seio familiar. |
Resumo (segunda língua): | The calm present in the family environment became natural for centuries. It was presented as a “light” way of teaching the child what is wrong and what should not be done. However, according to the researched authors, what is behind the simple pat is more than insignificance, it is violence, breach of the family's duty to protect. Based on this, this article aims to know and analyze the parents' understanding of the spanking act from the perspective of violence, or educational measure. It is a qualitative research with a descriptive approach. The information was also illustrated quantitatively. Semi-structured interviews were used as instruments and data collection to arrive at reality. The subjects of this research were parents of children aged 0 to 15 years. The theoretical and methodological framework involved the dialectical method. This research demonstrated the cultural proportion that took the subject in question. There is no notion on the part of the parents of the damage that corporal discipline can cause in the child's life, so much so that of the ten families interviewed, only one did not use this method. In this sense, it is necessary that there is a greater clarification for these subjects of the evils resulting from the violence practiced in the family. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1125 |
ISSN: | 2447-9209 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A PALMADA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO FAMILIAR. MEDIDA EDUCATIVA OU ATO DE VIOLENCIA.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.