Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-03-12T19:31:10Z-
dc.date.available2020-03-12T19:31:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES NETO, David de Paiva. Reflexões sobre aprendizagem e motivação com o uso de uma ferramenta experimental de baixo custo em cursos técnicos de nível médio. Revista Expressão Científica, Aracaju, v.3, n.2, p.30-38, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-9209-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1130-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou contribuir com a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas aulas de “Resistência dos Materiais”, em cursos técnicos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto. Para tanto, fez-se o uso de quatro módulos experimentais, idealizados e construídos por alunos de iniciação científica, priorizando o uso de materiais de baixo custo. Após as aulas práticas, um questionário foi aplicado com perguntas que versavam, principalmente, sobre a motivação e a aprendizagem dos alunos, antes e após a aplicação da ferramenta experimental. Os resultados, expressados em notas inseridas em três níveis - baixo, médio ou alto mostraram que os alunos se julgaram mais motivados com a disciplina e mais aptos a resolver problemas relacionados ao tema. Ainda, consideraram a ferramenta como de fácil entendimento e primordial para a compreensão da temática estudada. Concluiu-se que a aplicação do instrumento educacional foi exitosa, notando-se, também, uma sensível melhoria na autoestima dos alunos, o que pode colaborar com a atenuação de problemas como a evasão escolar, comum nos referidos cursos na instituição onde o estudo foi realizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Expressão Científicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleReflexões sobre aprendizagem e motivação com o uso de uma ferramenta experimental de baixo custo em cursos técnicos de nível médio.pt_BR
dc.title.alternativeReflections on learning and motivation with the use of a low-cost experimental tool in medium-level technical coursesen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorGomes Neto, David de Paiva-
dc.description.abstract2The present work aimed to contribute to the improvement of the teaching-learning process in the classes “Resistance of Materials”, in technical courses from the Federal Institute of Sergipe (IFS), Campus Lagarto. To this end, four experimental modules were used, designed and built by undergraduate students, prioritizing the use of low-cost materials. After the practical classes, a questionnaire was applied with questions that mainly dealt with students' motivation and learning, before and after the application of the experimental tool. The results, expressed in notes inserted in three levels - low, medium or high, showed that the students thought they were more motivated with the discipline and more apt to solve problems related to the theme. Still, they considered the tool as easy to understand and essential for understanding the studied theme. It was concluded that the application of the educational instrument was successful, with a noticeable improvement in students' self-esteem, which can contribute to the mitigation of problems such as school dropout, common in the referred courses in the institution where the study was conducted. accomplished.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.