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Título: Projeto Acorde: cantando contra o preconceito racial
Título(s) alternativo(s): Project Chord: singing against racial prejudice
Autor(es): Passos, Gleise Prado da Rocha
Nascimento, Joelson Santos
Nery, Marco Arlindo Amorim Melo
Santos, Manoel Messias Rodrigues
Melo, Larissa Michelle Santos
Palavras-chave: Educação; Racismo; Discriminação; Preconceito; Preconception; Racism; Discrimination; Education
Data do documento: 2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: PASSOS, Gleise Prado da Rocha et. al. Projeto Acorde: cantando contra o preconceito racial. Revista Expressão Científica, Aracaju, v.3, n.2, p.19-29, 2018.
Resumo: Apesar de a população negra ser maioria no Brasil, ela ainda é vítima de preconceito e racismo. Desse modo, não obstante o contexto democrático coloque todos numa condição de igualdade jurídica, a constatação da permanência de práticas racistas no país questiona qualquer discurso de que vivemos em uma democracia racial. A escola, como parte integrante dessa sociedade, deve estar comprometida com a mudança desse quadro e desenvolver ações que fomentem o respeito à diversidade. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva apresentar e discutir os resultados de um projeto de extensão desenvolvido com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais da cidade de São Cristóvão, no estado de Sergipe, cujo objetivo foi promover o respeito à diferença e a valorização da cultura afro-brasileira através de oficinas interativas trans disciplinares. A prática possibilitou não apenas repensar as representações culturais do negro, mas também gerar ações educativas que promovam o enfrentamento ao preconceito racial e o respeito à pessoa humana.
Resumo (segunda língua): Although the black population is the majority in Brazil, it is still a victim of prejudice and racism. Thus, despite the democratic context placing everyone in a condition of legal equality, the finding of the existence of racist practices in the country questions any discourse that we live in a racial democracy. The school, as an integral part of that society, must be committed to changing this situation and develop actions that promote respect for diversity. In this perspective, the present article aims to present and discuss the results of a extension project developed with students in the ninth grade of elementary school at three municipal schools in the city of São Cristóvão, in the state of Sergipe, whose objective was to promote respect for difference and the appreciation of Afro-Brazilian culture through cross-disciplinary interactive workshops. The practice made it possible not only to rethink the cultural representations of black people, but also to generate educational actions that promote the fight against racial prejudice and respect for the human person.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1132
ISSN: 2447-9209
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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