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dc.date.accessioned2020-03-31T14:53:25Z-
dc.date.available2020-03-31T14:53:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVIEIRA, Zacarias Caetano et. al. Avaliação financeira de sistemas de captação de água pluvial nas capitais nordestinas. Revista Expressão Científica, Aracaju, v. 4, n. 1, p. 8-20, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2447-9209-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1142-
dc.description.abstractO aumento da demanda hídrica nas cidades gerado pelo crescimento populacional tem impulsionado a busca por fontes alternativas de água, dentre as quais merece destaque o aproveitamento de água pluvial para usos não potáveis. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo analisar os custos de implantação de um sistema de captação de água pluvial em habitações de interesse social e a economia mensal gerada na conta de água, analisando o período de retorno desse investimento nas capitais nordestinas. Para realização deste trabalho, adotou-se uma residência unifamiliar com uma área de 41,87 m². Inicialmente, idealizou-se o sistema que coleta a água de chuva e a direciona para um reservatório dimensionado pelo Método de Rippl, sendo esta água destinada para as descargas da bacia sanitária. Em seguida, estimou-se o custo de implantação do sistema e a economia mensal e, por fim, o período de retorno do investimento. Os custos de implantação variaram de R$ 2.474,56 a R$ 6.674,56, a economia mensal na conta variou de R$ 23,64 a R$ 57,39 e os períodos de retorno variaram de 43 a 236 meses. Conclui-se que o período de retorno é diretamente proporcional ao custo de implantação dos sistemas e a média mensal de precipitação e inversamente proporcional à tarifa praticada pela concessionária local. Os valores encontrados para execução do sistema como idealizado mostraram-se relativamente altos para a população de baixa renda, sendo uma alternativa a construção e entrega de moradias pelo governo já com um sistema de captação de água pluvial ou incentivo a sua instalação através de subsídios governamentais.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Expressão Científicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEdificaçãopt_BR
dc.subjectÁgua - reúsopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectÁgua pluvialpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectEdificationen
dc.subjectWater - reuseen
dc.subjectRainwateren
dc.titleAvaliação financeira de sistemas de captação de água pluvial nas capitais nordestinaspt_BR
dc.title.alternativeFinancial evaluation of rainwater harvesting systems in northeastern capitalsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Zacarias Caetano-
dc.contributor.authorSantos, Sheilla Costa dos-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Carlos Gomes da-
dc.contributor.authorSantos, Daniel Luiz-
dc.description.abstract2The increase in water demand in cities generated by population growth has driven the search for alternative sources of water, among which it is worth mentioning the use of rainwater for non-potable uses. Given the above, this article aims to analyze the costs of implementing a rainwater catchment system in social housing and the monthly savings generated in the water bill, analyzing the return period of this investment in the northeastern capitals. To carry out this work, a single-family residence with an area of ​​41.87 m² was adopted. Initially, the system that collects rainwater and directs it to a reservoir dimensioned by the Rippl Method was conceived, with this water destined for the discharge of the sanitary basin. Then, the cost of implementing the system and the monthly savings were estimated, and finally, the payback period. Implementation costs ranged from R $ 2,474.56 to R $ 6,674.56, monthly savings in the account ranged from R $ 23.64 to R $ 57.39 and payback periods ranged from 43 to 236 months. It is concluded that the return period is directly proportional to the cost of implementing the systems and the monthly average of precipitation and inversely proportional to the tariff practiced by the local concessionaire. The values ​​found for executing the system as idealized proved to be relatively high for the low-income population, being an alternative to the construction and delivery of houses by the government already with a rainwater catchment system or incentive to its installation through government subsidies.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações

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