Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-04-01T19:20:42Z-
dc.date.available2020-04-01T19:20:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Eline Alves et al. Mapeamento de tecnologias assistivas aplicadas na educação para pessoas surdas e cegas: um estudo sobre patentes no Brasil. Revista Expressão Científica, Aracaju, v.4, n. 1, p.45-56, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2447-9209-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1145-
dc.description.abstractEsta pesquisa propôs-se a contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico do Instituto Federal de Sergipe (IFS) a partir de estudo sobre recursos de tecnologia assistiva aplicada na educação para pessoas com surdez e cegueira. Com o objetivo de apresentar o cenário de tecnologias assistivas no Brasil, em especial as tecnologias assistivas aplicadas à educação de pessoas cegas e surdas, realizou-se um mapeamento das patentes registradas no país sobre o tema, visando a busca de inclusão de alunos com deficiência. E se possível a identificação de tecnologias passíveis de exploração pelo IFS, sem a violação de direitos patentários. Além também, da pesquisa servir de referência a qualquer interessado em utilizar tecnologias assistivas. A pesquisa, justifica-se sua relevância por unir conhecimentos de dois temas importantes: inclusão, considerando que este é um dos propósitos das tecnologias assistivas, e o tema inovação, que é elencado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como tema estratégico para o desenvolvimento científico e econômico nacional. Através dos resultados encontrados, verificou-se que o número de patentes registradas, de acordo com os critérios de busca escolhidos, é pequeno. Sendo em sua maior parte depositados por pessoas físicas. Infelizmente não conseguimos identificar nenhuma tecnologia possível de aplicação ao IFS através de parceria com universidades e/ou instituições de ciência e tecnologia. A pesquisa apresenta contribuição aos pesquisadores interessados no tema ao apresentar o cenário de registros de patentes desde o ano em que a primeira patente foi registrada até o ano de 2018.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Expressão Científicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPortador de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectPatentept_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectHearing deficiencyen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectDeafnessen
dc.titleMapeamento de tecnologias assistivas aplicadas na educação para pessoas surdas e cegas: um estudo sobre patentes no brasil.pt_BR
dc.title.alternativeMapping of assistive technologies applied in education for deaf and blind people: a study on patents in brazil.en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eline Alves-
dc.contributor.authorMenezes, Cláudia Cardinale Nunes-
dc.contributor.authorRosa, Saulo Santos-
dc.contributor.authorMenezes, João Paulo Dias-
dc.description.abstract2This research aimed to contribute to the technological and scientific development of the Federal Institute of Sergipe (IFS) based on a study on resources of assistive technology applied in education for people with deafness and blindness. In order to present the scenario of assistive technologies in Brazil, especially assistive technologies applied to the education of blind and deaf people, a mapping of patents registered in the country on the subject was carried out, aiming at the search for inclusion of students with disabilities . And if possible, the identification of technologies that can be exploited by the IFS, without the violation of patent rights. In addition, the research serves as a reference for anyone interested in using assistive technologies. The research, its relevance is justified by joining knowledge of two important themes: inclusion, considering that this is one of the purposes of assistive technologies, and the theme of innovation, which is listed by the Ministry of Science, Technology and Innovation (MCTI) as a theme strategic role for national scientific and economic development. Through the results found, it was found that the number of registered patents, according to the chosen search criteria, is small. Mostly deposited by individuals. Unfortunately, we were unable to identify any possible technology to apply to IFS through partnerships with universities and / or science and technology institutions. The research contributes to researchers interested in the topic by presenting the scenario of patent registrations since the year in which the first patent was registered until 2018.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.