Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-04-07T18:32:40Z-
dc.date.available2020-04-07T18:32:40Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationCASSIANO, Glauber, GOES, Camila Bahia, NEVES, Bárbara Coelho. As tecnologias digitais no contexto educacional para a autonomia dos sujeitos. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v.2, n.3, p. 43-58, set./dez., 2019pt_BR
dc.identifier.issn2595-9778-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1152-
dc.description.abstractAs ações políticas, econômicas, sociais e culturais das pessoas, empresas, instituições e governos ganham novas possibilidades quando, oportunamente, utilizam-se das tecnologias digitais; nota-se que as tecnologias digitais, cada vez mais, estão sendo incorporadas às práticas educativas formais, o que exige da escola e do professor um olhar que amplie as possibilidades de uso das tecnologias associadas aos processos educacionais. Este artigo se propôs discutir as potencialidades tais como, capacidade, engajamento e a funcionalidade das tecnologias digitais para a autonomia do sujeito na escola, no contexto da Era da Informação, frente a cultura do modelo político e econômico liberal. O procedimento metodológico utilizado nesta produção foi a revisão de literatura, tendo como fonte a plataforma “Periódicos CAPES”, assim como a base “ERIC”, onde realizamos uma revisão descritiva e avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa mostram que: a) é necessário que se tenham políticas educacionais que visem a introdução das tecnologias digitais no contexto escolar para além do seu uso técnico e superficial, que viabilizem práticas e a organização escolar para uma atuação e manejo crítico, autônomo e criativo; b) as tecnologias digitais possuem caráter inovador socialmente capaz de engendrar leitura crítica no sujeito; c) a incansável luta pela emancipação humana deve continuar, principalmente no ambiente escolar. Concluímos que a inclusão de processos de formação alternativos e dinâmicos podem desencadear mudanças voltadas para a emancipação do sujeito, assim como, as tecnologias de um modo geral podem ser um instrumento a serviço de um projeto educacional emancipatório.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Fontes Documentaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBESpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducational politicsen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInformation technologyen
dc.titleAs tecnologias digitais no contexto educacional para a autonomia dos sujeitospt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in the educational context for subjects' autonomyen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCassiano, Glauber-
dc.contributor.authorGoes, Camila Bahia-
dc.contributor.authorNeves, Bárbara Coelho-
dc.description.abstract2The political, economic, social and cultural actions of people, companies, institutions and governments gain new possibilities when, in due course, they use digital technologies; it is noted that digital technologies are increasingly being incorporated into formal educational practices, which requires the school and the teacher to take a look that expands the possibilities of using technologies associated with educational processes. This article proposed to discuss the potentialities such as, capacity, engagement and the functionality of digital technologies for the subject's autonomy at school, in the context of the Information Age, facing the culture of the liberal political and economic model. The methodological procedure used in this production was the literature review, having as source the platform “Periódicos CAPES”, as well as the base “ERIC”, where we carry out a descriptive review and critical evaluation of the literature. The results of this research show that: a) it is necessary to have policies educational activities aimed at the introduction of digital technologies in the school context beyond their technical and superficial use, which enable school practices and organization for critical, autonomous and creative performance and management; b) digital technologies have an innovative character socially capable of generating critical reading in the subject; c) the relentless struggle for human emancipation must continue, especially in the school environment. We conclude that the inclusion of alternative and dynamic training processes can trigger changes aimed at the emancipation of the subject, as well as, technologies in general can be an instrument in the service of an emancipatory educational project.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As tecnologias digitais no contexto educacional para a autonomia dos sujeitos.pdf604,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.