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Título: Gestão da documentação dos arquivos escolares no Brasil
Título(s) alternativo(s): Documentation management of school archives in Brazil
Autor(es): Ferreira, Shirley dos Santos
Bari, Valéria Aparecida
Palavras-chave: Ciência da Informação; Arquivologia; Documentação; Arquivo; Archive; Archival science; Documentation; Information science
Data do documento: Ago-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES
Citação: FERREIRA, Shirley dos Santos, BARI, Valéria Aparecida. Gestão da documentação dos arquivos escolares no Brasil. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v.2, n.2, p. 24-36, maio/ago., 2019
Resumo: Apresenta a questão da gestão documental no Arquivo Escolar, cuja lacuna no estabelecimento de diretrizes nacionais e políticas públicas abrangentes pelo Ministério da Educação leva as unidades escolares a instituir soluções intuitivas. A necessidade informacional compromete a salvaguarda de documentos e materialidade que contém elementos relevantes à história, memória e cultura escolar e comunitária. Como conclusão, notou-se a falta de parâmetros nacionais, políticas, diretrizes ou de documento norteador sobre a gestão documental dos Arquivos Escolares. As TIC vêm como solução para a gestão documental, desde que sua presença nas unidades escolares não seja imposta, exista a capacitação e a apropriação dos recursos em benefício dos interesses educacionais e culturais de cada comunidade escolar.
Resumo (segunda língua): It presents the issue of document management in the School Archive, whose gap in the establishment of national guidelines and comprehensive public policies by the Ministry of Education leads school units to institute intuitive solutions. The informational need compromises the safeguarding of documents and materiality that contains elements relevant to the history, memory and school and community culture. In conclusion, there was a lack of national parameters, policies, guidelines or guiding document on the documentary management of the School Archives. ICT comes as a solution for document management, as long as their presence in school units is not imposed, there is the capacity and appropriation of resources for the benefit of the educational and cultural interests of each school community.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1156
ISSN: 2595-9778
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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