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dc.date.accessioned2020-04-15T18:56:05Z-
dc.date.available2020-04-15T18:56:05Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationMELLO, Ricardo Coutinho et. al.Regulação 2.0: uma proposta de nova solução telemática para os processos regulatórios no Estado da Bahia. Revista Fontes Documentais. Aracaju. v.2, n.2, p. 69-74, maio/ago., 2019pt_BR
dc.identifier.issn2595-9778-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1162-
dc.description.abstractO processo de regulação dos serviços de saúde é altamente dinâmico, e por essa razão, as listas de espera podem ser alteradas a qualquer momento, conforme protocolos clínicos e critérios de elegibilidade. Esta dinâmica torna necessária maior transparência por parte dos gestores, para uma resposta aos usuários que aguardam atendimento, internação ou transferência, considerando que os usuários não detêm conhecimento destes critérios técnicos de priorização, e que esta falta de entendimento pode ocasionar transtornos diversos, como denúncias na mídia e judicialização do acesso. Da mesma forma, uma vez que os gestores só têm acesso às listas mediante solicitação à Central de Regulação, o acesso direto e em tempo real a estas informações permite fortalecer a capacidade de gestão da rede própria e contratualizada, à medida que será possível monitorar a espera nas unidades de referência e contrarreferência, dinamizando o processo regulatório e contribuindo para um menor congestionamento nos principais centros. Esta pesquisa resulta de um estudo empírico-exploratório, com base em revisão da literatura e intervenção organizacional, com o intuito de apresentar uma solução telemática para mediar processos regulatórios nos serviços de saúde no Estado da Bahia. Colabora com os estudos informacionais, identificando a fase atual do processo de institucionalização do uso da ferramenta, como instrumento de acesso à informação sobre os serviços de saúde regulados a gestores e usuários. O texto remete à reflexão de como os sistemas informativos favorecem os processos organizacionais. Os resultados encontrados indicam que a introdução de um novo veículo de comunicação é capaz de promover ganhos para a organização e para os usuários, dinamizando a eficiência no fluxo de atendimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Fontes Documentaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de estudos e pesquisa sobre história das bibliotecas de ensino superior do estado de Sergipe - GEPHIBESpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInformation scienceen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCheersen
dc.subjectInformation technologyen
dc.titleRegulação 2.0: uma proposta de nova solução telemática para os processos regulatórios no Estado da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeRegulation 2.0: a proposal for a new telematic solution for regulatory processes in the State of Bahiaen
dc.typeResumo expandidopt_BR
dc.contributor.authorMello, Ricardo Coutinho-
dc.contributor.authorAguiar, Fábio Campos-
dc.contributor.authorMendes, Vera Lúcia Peixoto Santos-
dc.contributor.authorGarcia, Émerson Gomes-
dc.contributor.authorBonfim, Joseane Mota-
dc.contributor.authorGonçalves, Paula Caroline-
dc.description.abstract2The health services regulation process is highly dynamic, and for this reason, waiting lists can be changed at any time, according to clinical protocols and eligibility criteria. This dynamic makes it necessary for managers to be more transparent in order to respond to users who are awaiting care, hospitalization or transfer, considering that users are unaware of these technical prioritization criteria, and that this lack of understanding can cause various disorders, such as complaints in the media and judicialization of access. Likewise, since managers only have access to the lists upon request to the Regulation Center, direct and real-time access to this information allows strengthening the management capacity of the own and contracted network, as it will be possible to monitor the waits at the referral and counter-referral units, streamlining the regulatory process and contributing to less congestion in the main centers. This research results from an empirical-exploratory study, based on literature review and organizational intervention, with the aim of presenting a telematic solution to mediate regulatory processes in health services in the State of Bahia. It collaborates with informational studies, identifying the current phase of the process of institutionalizing the use of the tool, as an instrument of access to information on health services regulated by managers and users. The text refers to the reflection of how information systems favor organizational processes. The results found indicate that the introduction of a new communication vehicle is capable of promoting gains for the organization and for the users, boosting the efficiency in the service flow.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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