Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-04-30T12:13:10Z-
dc.date.available2020-04-30T12:13:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo et al, A sala de aula invertida como alternativa inovadora para a educação básica. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Vitória - ES, v. 8, n. 2, p. 4-22, 2019pt_BR
dc.identifier.issn2316-7297-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1184-
dc.description.abstractEste artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Eletrônica Sala de Aula em Focopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Sala de Aula em Focopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectDigital technologieen
dc.subjectFlipped classroomen
dc.titleA sala de aula invertida como alternativa inovadora para a educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe flipped classroom as an innovative alternative for primary educationen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo-
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.authorSantos, Ronney Marcos-
dc.description.abstract2This article focuses on active learning methodologies, specifically the Flipped Classroom, and what it can mean in the teaching-learning process. This approach is known as the Flipped Classroom, in which the student has contact with the school content before being in the classroom, making use of the Internet as a learning resource. Bibliographical research guided this study, which was followed by a case study on the use of the methodology in the classroom, in which we articulated the ideas respected authors dealing with active learning methodologies and Flipped Classroom. The case study took place in a public school in the State of Sergipe, in five Portuguese language classes of the third grade of high school. Through the work developed, we noticed the interest of the students, when they praised the fact that they already went to class knowing about what would be discussed, which saved us time for the discussions, as well as to mature them, increasing the students' performance. Since 2017, the class scores in internal and external assessments have grown exponentially, once again proving the effectiveness of the method.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A sala de aula invertida como alternativa inovadora para a educação basica.pdf443,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.