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Título: Acessibilidade de deficientes visuais no ensino médio de Lagarto - SE e o ensino de Física
Título(s) alternativo(s): Accessibility of the visually impaired in the high school of Lagarto - SE and in the teaching of Physics
Autor(es): Jesus, Aline Santos de
Orientador: Ribeiro, André Neves
Palavras-chave: Educação; Educação inclusiva; Física; Ensino médio; Acessibilidade; Deficiente visual; Education; Accessibility; Physics; Inclusive education; Visually impaired; High school
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: JESUS, Aline Santos de. Acessibilidade de deficientes visuais no ensino médio de Lagarto - SE e o ensino de Física. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
Resumo: Ao longo da história, os deficientes visuais têm enfrentado diversas dificuldades, em especial com relação ao acesso à educação e inclusão na sociedade. A Declaração de Salamanca representou um momento importante pois reconheceu que as pessoas com necessidades educacionais especiais, como os deficientes visuais, têm direito à educação e inclusão. A presente pesquisa analisou a acessibilidade espacial e o Ensino de Física para alunos com deficiência visual nas escolas do município de Lagarto/SE. A natureza da pesquisa é de levantamento de dados e o instrumento utilizado foram questionários semiestruturados. Foram verificadas as condições de acessibilidade espacial e as condições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos, com base nos dispositivos legais atualmente vigentes; o quantitativo de professores de Física com capacitação para lecionar pessoas com deficiência visual; a relação de deficientes visuais estudantes e egressos com o espaço físico da escola/colegas/professor de Física, bem como sua avaliação das aulas de Física e da importância que estas tiveram em sua vida pós-ensino médio. Os resultados mostram que apenas uma das dez instituições possui acessibilidade espacial próxima ao adequado; que a oferta do Atendimento Educacional Especializado acontece na Sala de Recursos de duas dessas instituições; e que apenas um dos vinte professores de Física possui capacitação para lecionar a deficientes visuais. Durante a realização desta pesquisa não foram encontrados alunos com deficiência visual cursando o Ensino Médio em Lagarto/SE. Foram encontrados dois egressos, os quais relataram uma convivência harmoniosa com colegas e professores, mas também dificuldades em realizar as tarefas durantes as aulas de Física. Apenas um dos egressos chegou a frequentar uma Sala de Recursos. Esse trabalho representa uma contribuição para a melhoria da educação de deficientes visuais de Lagarto/SE, em especial com relação ao Ensino de Física, por apresentar um diagnóstico completo e atual sobre a acessibilidade espacial das escolas de Ensino Médio, as Salas de Recursos e a formação dos professores de Física para trabalhar com esse público. Uma vez realizado o diagnóstico, torna-se possível a adoção de estratégias adequadas, por gestores educacionais/professores/pais/alunos, que garantam condições iguais de educação para alunos com e sem deficiência visual.
Resumo (segunda língua): Throughout history, the visually impaired have faced a number of difficulties, particularly in relation to access to education and inclusion in society. The Salamanca Declaration represented an important moment as it recognized that people with special educational needs, such as the visually impaired, have the right to education and inclusion. The present study analyzed the spatial accessibility and Physics Teaching for students with visual impairment in the schools of the municipality of Lagarto / SE. The nature of the research is data collection and the instrument used were semi-structured questionnaires. The conditions of space accessibility and the conditions of the Specialized Educational Assistance (SEA) in the Resource Room were verified, based on the legal provisions currently in force; the quantitative number of Physics teachers with training to teach people with visual impairment; the relationship of visually impaired students and graduates with the physical space of the school / colleagues / physics teacher, as well as their evaluation of the Physics classes and the importance they have had in their post secondary education. The results show that only one of the ten institutions has near-adequate spatial accessibility; that the offer of the Specialized Educational Assistance takes place in the Resource Room of two of these institutions; and that only one of the twenty Physics teachers has the training to teach the visually impaired. During the realization of this research were not found students with visual impairment attending the High School in Lagarto / SE. Two graduates were found, who reported a harmonious coexistence with colleagues and teachers, but also difficulties in accomplishing the tasks during the classes of Physics. Only one of the graduates ever attended a Resource Room. This work represents a contribution to the improvement of the education of the visually impaired of Lagarto/ SE, especially in relation to Physics Teaching, for presenting a complete and current diagnosis on the space accessibility of secondary schools, resource rooms and training of physics teachers to work with this public. Once the diagnosis is made, it is possible to adopt appropriate strategies, by educational managers / teachers / parents / students, that guarantee equal conditions of education for students with and without visual impairment.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1226
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

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