Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, José Uibson Pereira | - |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Daniel Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T14:13:33Z | - |
dc.date.available | 2020-06-08T14:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Caroline de Oliveira. Análise da prática como componente curricular da Licenciatura em Física no IFS / Campus Lagarto. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1237 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como temática principal a Prática como Componente Curricular (PCC) na formação inicial de professores de Física. Tendo suas ações norteadas inicialmente a partir da Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 e, permanecendo na atual Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Mediante a verificação desse conceito, fazer menção às normativas legais relativas às 400 horas de PCC nos cursos de formação de professores, ainda hoje gera interpretações diversas, tendo em vista que à própria legislação não estabelece como deve-se proceder com a inserção das práticas por parte das Instituições de Ensino Superior (IES). Entendendo que a PCC assume importante papel na formação do futuro professor, a pesquisa objetivou investigar seu uso na Licenciatura em Física no IFS/ Campus Lagarto, tendo por base as concepções de PCC presentes nos documentos oficiais e na literatura, além de fazer o confronto com Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de algumas licenciaturas no Brasil, a fim de propor melhorias no desenvolvimento dessas práticas. A motivação para esta pesquisa em relação à correta utilização e concepção da PCC, nasceram dentro das discussões do grupo de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no projeto Laboratório de Física a Todo Vapor (LAFITOV). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, configurando-se como uma análise documental, que utiliza como aporte teórico e metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). O corpus desta investigação, se constituiu pelos documentos oficiais (pareceres e resoluções; setenta e sete Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Física), vinte e dois artigos das licenciaturas nas Ciências da Natureza e Matemática e entrevistas semiestruturadas com dezoito docentes e cinco egressos da Licenciatura em Física em Lagarto. O processo analítico, de acordo com a Análise de Conteúdo, se deu por meio da categorização, que permitiu estabelecer três categorias para a análise dos PPCs e mais três para a entrevista semiestruturada realizada com os docentes. A partir da análise realizada, observou-se que cada uma das IES se posiciona em relação a uma concepção do que seja a PCC e, reproduz a ideia dos documentos oficiais relativas à determinação de sua carga horária (400 horas), contextualizando de acordo com tendências atuais. Revela-se ainda, que existe a apropriação desta concepção no curso em análise e que é incipiente na literatura voltada ao campo de pesquisas em currículos de algumas das Licenciaturas em Física ofertadas no Brasil. Na análise dos artigos, ficou evidenciado, que os sentidos atribuídos a PCC aparecem colocando-a como disciplina ou que favorece a articulação com as demais disciplinas do curso, dando ênfase a diferentes práticas em uma perspectiva interdisciplinar e, que a ausência de pesquisas sobre a PCC na Física é relativamente maior do que nas Ciências da Natureza e Matemática. Pretende-se, juntamente, com outras pesquisas desenvolvidas futuramente, vislumbrar um caminho adiante e não um retrocesso na formação de professores, tendo em vista que o aproveitamento e a concepção das PCCs podem e devem proporcionar aos licenciandos uma ampla visão da realidade escolar, aproximando aquilo que se aprende na academia daquilo que é utilizado em sala de aula, bem como motivando-o a seguir a carreira docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Campus Lagarto | pt_BR |
dc.publisher | Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso - PPC | pt_BR |
dc.subject | Projeto de ensino | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Teaching project | en |
dc.subject | Physics | en |
dc.title | Análise da prática como componente curricular da Licenciatura em Física no IFS / Campus Lagarto | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of practice as a curricular component of the Degree in Physics at IFS / Campus Lagarto | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Graduação | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Caroline de Oliveira | - |
dc.description.abstract2 | The present research has as main theme the Practice as Curricular Component (PCC) in the initial formation of Physics teachers. Its actions were initially guided by Resolution CNE/CP nº 2 of february 19, 2002, and remaining in the current Resolution CNE/CP nº 2 of july 1, 2015. By verifying this concept, make reference to the regulations legal issues concerning the 400 hours of PCC in teacher training courses, still generates several interpretations, given that the legislation itself does not establish how to proceed with the insertion of the practices by parts of Higher Education Institutions (IES). Understanding that the PCC plays an important role in the training of the future teacher, the research aimed to investigate its use in the Licentiate in Physics at the IFS/Campus Lagarto, based on the conceptions of PCC present in the official documents and in the literature, as well as confronting Pedagogical Projects of the Courses (PPC) of some degree programs in Brazil, in order to propose improvements in the development of these practices. The motivation for this research in relation to the correct use and conception of the PCC, were born within the discussions of the group of scholars of the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) in the project Laboratory of Physics at All Steam (LAFITOV). It is a research of a qualitative nature, being configured as a documentary analysis, which uses as theoretical and methodological input the Content Analysis of Bardin (1977). The corpus of this investigation consisted of the official documents (opinions and resolutions, seventy-seven Pedagogical Projects of Licentiate Courses in Physics), twenty-two articles of the degrees in Natural Sciences and Mathematics and semi-structured interviews with the eighteen teachers and five graduates of the Degree in Physics in Lizard. The analytical process, according to the Content Analysis, took place through categorization, which allowed to establish three categories for the analysis of the PPCs and three more for the semistructured interview with the teachers. From the analysis carried out, it was observed that each IES is positioned in relation to a conception of what the PCC is, and reproduces the idea of the official documents regarding the determination of its workload (400 hours), contextualizing according to trends. It is also revealed that there is the appropriation of this conception in the course under analysis and that it is incipient in the literature focused on the field of research in Degree in Physics curricula offered in Brazil. In the analysis of the articles, it was evidenced that the meanings attributed to PCC appear as a discipline or that favors the articulation with the other subjects of the course, emphasizing different practices in an interdisciplinary perspective and that the absence of research about PCC in Physics is relatively higher than in Natural Sciences and Mathematics. It is intended together with other research developed in the future, to envisage a way forward and not a setback in teacher training, since the use and design of the PCCs can and should provide the graduates with a broad vision of the school reality, approaching what one learns in the academy of what is used in the classroom, as well as motivating him to follow a teaching career. | en |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Caroline de Oliveira Andrade - 12.2017.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.