Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1238
Título: Importância da prática experimental para o Ensino de Física: uma proposta para o ensino de termodinâmica
Título(s) alternativo(s): Importance of experimental practice for Physics Teaching: a proposal for teaching thermodynamics
Autor(es): Souza, Carlos Augusto Pinheiro de
Orientador: Freitas, Augusto dos Santos
Palavras-chave: Educação; Física; Formação do professor; Termodinâmica; Ensino-aprendizagem; Teacher training; Education; Teaching-learning; Physics; Thermodynamic
Data do documento: 20-Jul-2017
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SOUZA, Carlos Augusto Pinheiro de. Importância da prática experimental para o Ensino de Física: uma proposta para o ensino de termodinâmica. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
Resumo: A Física é vista por parte de alguns alunos como uma disciplina de difícil compreensão, diversos fatores levam ao estudante a ter essa percepção dentre eles a falta do uso de experimentos didáticos em sala de aula. Para desconstruir essa visão, este trabalho tem como enfoque propor aos professores de Física a utilização de experimentos didáticos de baixo custo em suas aulas, visando melhorar o ensino de Física e favorecer uma aprendizagem significativa, sendo assim foi feito uma pesquisa na literatura sobre a importância dos experimentos didáticos no processo de aprendizagem. Em ciências os experimentos utilizados na aplicação desse trabalho estão relacionados aos conteúdos de Termodinâmica, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre tais conceitos baseou-se na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. A metodologia utilizada foi por meio de aplicações de questionários em uma turma de 3° ano do ensino médio do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe-Campus/Lagarto, no qual foram divididos em dois momentos. Primeiro momento: Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre os conceitos de Calor, Temperatura e Leis da Termodinâmica. No segundo momento foi desenvolvido a prática experimental e aplicado um segundo questionário onde os alunos descreveram sobre os experimentos. A partir da análise dos dados pode perceber que os experimentos didáticos mudam as concepções dos alunos sobre a Física.
Resumo (segunda língua): Physics is seen by some students as a difficult to understand discipline, several factors lead the student to have this perception among them the lack of use of didactic experiments in the classroom. order to try to change this view, this work has as a focus to propose to the teachers of Physics to use didactic experiments of low cost in its classes, aiming to improve the teaching of Physics and to favor a significant learning, being thus done a research in the literature on the importance Of the didactic experiments in the learning process. The experiments used in the application of this work are related to the contents of Thermodynamics, so to check the students' previous knowledge about such concepts was based on Ausubel's meaningful learning theory. The methodology used was through the application of questionnaires in a 3rd year high school class of the electromechanical course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe-Campus / Lagarto, in which they were divided in two moments. The methodology used was By means of questionnaire applications in a 3rd year high school class of the electromechanical course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe-Campus / Lagarto, in which they were divided into two moments. First: A questionnaire was applied with multiple choice questions about the concepts of Heat, Temperature and Laws of Thermodynamics. In the second moment the experimental practice was developed and a second questionnaire was applied where the students described about the experiments. From the data analysis, you can see that the didactic experiments change students' conceptions about physics.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1238
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Augusto Pinheiro de Souza - 06.2017.pdf990,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.