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dc.date.accessioned2020-06-23T17:58:21Z-
dc.date.available2020-06-23T17:58:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALMEIDA, Daniele Barbosa de Souza. O ensino de língua inglesa através dos multiletramentos: o papel das universidades de Letras. In: Congresso Internacional da Abrapui, 3, Florianópolis, 2012. Anais eletrônicos... Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. p. 1-19.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-98703-12-1-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1247-
dc.description.abstractO ensino de língua inglesa esteve, ao longo dos tempos, pautado na análise do melhor método a ser empregado, como atestam os trabalhos de Brown (2007), Silveira (1999) e Harmer (2002). Esta visão de ensino de idiomas através de métodos e abordagens se constitui, na realidade, em um posicionamento simplista em relação ao verdadeiro processo de ensinagem, citado, inicialmente, por Anastasiou (1998), ao propor o confronto entre os conhecimentos de alunos e de professores, com o objetivo não apenas de promover a internalização de conhecimentos linguísticos, mas, principalmente, de repensar a formação do aluno. Diante desse novo posicionamento sobre o papel do professor e das interações educativas, termos como entre-lugar (BHABHA, 1998), novos letramentos e multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000), letramento crítico (NORTON, 2007), e letramento digital (KLEIMAN, 1995) começaram a surgir, despertando novas inquietudes e levantando novos questionamentos. A Universidade, local de formação de futuros professores, deve estar preparada para dar o suporte teórico-prático sobre os termos aqui retratados, com o objetivo de auxiliar os seus alunos na busca por melhores práticas e posturas em sala. Os currículos dos cursos de letras precisam dar uma maior ênfase ao ensino de línguas através do texto, que se distancie da leitura linear e decodificadora verificada nas aulas de ensino fundamental e médio, conforme salienta Grellet (1982). Com a adoção de uma postura crítico-reflexiva, a leitura passa a permitir identificações e afastamentos, estando, assim, respaldada em uma visão de ensino que privilegia os multiletramentos. É objetivo, deste artigo, propor uma análise dos currículos dos alunos de letras-inglês da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Tiradentes – SE, verificando de que forma os cursos de letras-inglês estão preparando os alunos para trabalhar a teoria dos multiletramentospt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Internacional da ABRAPUIpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina - UFSCpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Professores Universitários de Inglês - ABRAPUIpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectInglês - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectMultiliteracyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnglish - teachingen
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectLettersen
dc.titleO ensino de língua inglesa através dos multiletramentos: o papel das universidades de Letraspt_BR
dc.title.alternativeEnglish language teaching through multi-tools: the role of the universities of Lettersen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Daniele Barbosa de Souza-
dc.description.abstract2English Language Teaching has been based on the best method to be used, as Brown (2007), Silveira (1999) and Harmer (2002) claim. This vision of language teaching through methods and approaches is, in fact, a simple assumption of the real teaching process, cited, initially, by Anastasiou (1998), when he proposes the confrontation of students’ and teachers’ knowledge, aiming not only to promote the internalization of linguistic knowledge, but also to rethink the student education. In face of this new idea about the role of the teacher and of the educational interactions, terms such as in-between (BHABHA, 1998), new literacies and multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000), critical literacy (NORTON, 2007), and digital literacy (KLEIMAN, 1995) emerged, bringing new disquietudes and raising new questions. The University, as the place of the future teachers’ formation, should be prepared to give theoretical-practical support about the terms mentioned above, in order to help its students on the search of better practice and attitude in the classroom. The curriculums of the language courses have to give 2 emphasis on the language teaching through the text, in such a way that it may not be associated to the linear and decoding reading seen in basic education, as Grellet (1982) stresses. With the adoption of a critic-reflexive attitude, reading allows identifications and estrangements, therefore supported by a teaching vision that privileges multliteracies. The purpose of this paper is to analyze the curriculums of the English Language students of Universidade Tiradentes and Universidade Federal de Sergipe, observing how the English Language Courses are preparing the students to work with the multiliteracies theory.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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