Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-06-30T11:57:50Z-
dc.date.available2020-06-30T11:57:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMACHADO, Ana Catarina Lima de Oliveira, SOUSA, Elson Emanuel Melo, FURTADO, Mateus de Carvalho. “Muro das Lamentações” e a “Árvore dos Sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória/SE. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 1, n. 5, p. 37-44, 2018pt_BR
dc.identifier.issn2359-4993-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1251-
dc.description.abstractA Agenda 21 constitui-se de um plano de ação de abrangência mundial para transformar o modelo de desenvolvimento atual − o qual se baseia na exploração ilimitada de recursos naturais limitados − em um modelo de desenvolvimento equitativo, que satisfaça as necessidades das gerações futuras. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar a comunidade para o processo de construção de uma Agenda 21 Escolar de acordo com o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizando como metodologia inicial a Oficina de Futuro por meio da elaboração do “Muro das lamentações” e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foi desenvolvido durante o mês de março/2017 com alunos do 1o Ano B do Colégio Estadual Cícero Bezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/ SE. Os alunos apresentaram como principal lamentação a limpeza da escola e como sonho essencial a organização da mesma. Mostrando assim a efetividade da oficina para o entendimento do colégio, enfrentamento dos problemas e elaboração das possíveis soluções.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Sergipana de Educação Ambientalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASEpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.subjectCurrículo Pedagógicopt_BR
dc.subjectAgenda 21pt_BR
dc.subjectPedagogical curriculumen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.title“Muro das Lamentações” e a “Árvore dos Sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória/SEpt_BR
dc.title.alternativeWailing wall and the Tree of Dreams as initial elaboration methodology of the Colégio Estadual Cícero Bezerra’s Agenda 21 – Nossa Senhora da Glóriaen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Ana Catarina Lima de Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Elson Emanuel Melo-
dc.contributor.authorFurtado, Mateus de Carvalho-
dc.description.abstract2The Agenda 21 is an worldwide action plan to change the current development model – which is based on the unlimited exploration of the limited natural resources – to a equitable development model, that satisfy the future generation's needs. In front of this, the objective of this work was to sensitize the community to the building process of a Agenda 21 Escolar according to the Agenda 21 Brasileira, using as initial methodology the Future's Workshop through the elaboration of the "Wailing Wall" and the "Tree of Dreams". The work was developed during March 2017 with students from the first grade of the Colégio Estadual Cícero Bezerra in Nossa Senhora da Glória/SE. The students presented as the main lamentation the school's cleanliness and as essential dream it's organization. Displaying then the effectiveness of the workshop to the school's understanding, to face the problems and to elaborate the possible solutions.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Muro das Lamentacoes e a arvore dos sonhos como metodologia.pdf570,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador