Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-06-30T12:10:10Z-
dc.date.available2020-06-30T12:10:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Márcia Maria de Jesus et al. Reciclando Atitudes: ações em educação ambiental no IFS (Campus Estância). Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 5, n. 6, p. 61-70, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1252-
dc.description.abstractAs intensas alterações ambientais provocadas pelo padrão de consumo da humanidade exigem das atuais e futuras gerações a adoção de atitudes que impeçam a exaustão dos recursos naturais. A construção de um mundo ecologicamente equilibrado requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário. A educação ambiental é o principal meio pelo qual o indivíduo e a coletividade podem construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar do município de Estância - SE, professores e alunos do Instituto Federal de Sergipe (Campus Estância) desenvolveram eventos para a comunidade escolar interna e externa como meios de implementar ações voltadas para educação ambiental no município. Após o estabelecimento de parcerias, os alunos do IFS participaram de capacitações e posteriormente foram realizadas feiras, oficinas, palestras e exposições com o intuito de sensibilizar a comunidade local e formar multiplicadores em educação ambiental que possam colaborar com as ações de intervenção. O público atingido foi de dez instituições de ensino do município, somando um total de 570 participantes externos e 270 participantes do IFS. No Campus ocorreu intervenção setorial para coleta seletiva de papéis e copos descartáveis e também foi implementada a coleta de papel, plástico e matéria orgânica na área da vivência dos alunos e o ponto de entrega voluntária de óleo, papel, alumínio e garrafas PET para população do bairro Cidade Nova.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Sergipana de Educação Ambientalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASEpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectMinicursopt_BR
dc.subjectEstância - SEpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSelective collecten
dc.subjectShort Courseen
dc.titleReciclando Atitudes: ações em educação ambiental no IFS (Campus Estância)pt_BR
dc.title.alternativeRecycling Attitudes: environmental education actions at IFS (Campus Estância)en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Márcia Maria de Jesus-
dc.contributor.authorSá, Aline de Jesus-
dc.contributor.authorBezerra Júnior, Alexsandro Santana-
dc.contributor.authorLima, Elaine Meneses Souza-
dc.description.abstract2The intense environmental changes caused by human consumption standards require current and future generations to adopt attitudes to prevent the exhaustion of natural resources. However, an ecologically balanced world is only achievable through the taking of individual and collective responsibilities at local, national, and planetary levels, stressing the role of environmental education in this process; environmental education is the main means by which the individual and the collectivity can build social values, knowledge, skills, and attitudes focused on the conservation of the environment. Recognizing such importance, teachers and students of the Federal Institute of Sergipe hosted events for the internal and external communities aiming at the promotion of environmental awareness within the school community in the City of Estancia, Sergipe. After setting some partnerships, IFS students participated in trainings and subsequently held fairs, workshops, lectures, and exhibitions in the school for the external comunity, aiming at forming multipliers in environmental education that can continue to collaborate with intervention actions. The audience was reached from ten local schools, summing up 570 external participants and 270 IFS participants. In addition, in Campus, at the students’ recreational area, there was a selective waste collection intervention, targetted mainly at collecting disposable cups and paper, plastic and organic matter, along with the implementation of a voluntary delivery point of oil, paper, aluminum and PET bottles, in which people from the neighboring comunity, Cidade Nova, can donate their waste.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reciclando Atitudes ações em educacao ambiental no IFS - Campus Estância.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador