Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1253
Título: | Reflexões sobre o ensino de Matemática a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica |
Título(s) alternativo(s): | Reflections or teaching on Mathematics from the relationship between Ethnomathematics and Critical Environmental Education |
Autor(es): | Ferrete, Rodrigo Bozi Ferrete, Anne Alilma Silva Souza Sousa, Cassio Magno de |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Matemática; Ensino-aprendizagem; Ensino técnico; Etnomatemática; Teaching-learning; Mathematics; Technical education; Ethnomathematics; Environmental education |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE |
Citação: | FERRETE, Rodrigo Bozi, FERRETE, Anne Alilma Silva Souza, SOUSA, Cassio Magno de Sousa. Reflexões sobre o ensino de Matemática a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 5, n. 6, p. 30-40, 2018 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a prática do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através de intervenção na disciplina de Matemática II, do Curso Integrado em Edificações em que atividades de ensino do conteúdo da Matemática, foram elaboradas pautadas nas concepções teóricas da Etnomatemática e da Educação Ambiental Crítica. Os resultados indicam o entendimento mais complexo da importância e do significado da Matemática; motivação para participar e assistir às aulas de Matemática; interesse em continuar pesquisando mais informações sobre os problemas abordados nas aulas; aumento da autoestima relacionada à capacidade e ao conhecimento que possuem; desenvolvimento do pensamento crítico para entender os problemas de seu cotidiano; responsabilidade e desenvolvimento da autonomia enquanto cidadãos ativos da sociedade. |
Resumo (segunda língua): | This study aimed to analyze the practice of teaching Mathematics in the Integrated Technical Course in Buildings of the Federal Institute of Sergipe (IFS), based on the relationship between Ethnomathematics and Critical Environmental Education. For this, a qualitative research was carried out, developed through intervention in the discipline of Mathematics II, of the Integrated Course in Buildings in which activities of teaching the content of Mathematics, were elaborated based on the theoretical conceptions of Ethnomathematics and Critical Environmental Education. The results indicate a more complex understanding of the importance and meaning of Mathematics; motivation to participate and attend math classes; interest in continuing to research more information about the problems addressed in class; increased self-esteem related to their ability and knowledge; development of critical thinking to understand the problems of your daily life; responsibility and development of autonomy as active citizens of society. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1253 |
ISSN: | 2359-4993 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexoes sobre o ensino de Matematica a partir da relacao entre a Etnomatematica.pdf | 603,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.