Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-06-30T14:36:11Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T14:36:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 2447-1801 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1255 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da formação docente continuada na educação profissional dos institutos federais, buscando identificar as perspectivas teóricas e características específicas de cada artigo publicado entre 2010 e 2018. A necessidade de investigação surge da problemática apresentada na formação pedagógica dos docentes dos institutos federais, considerando que a maioria, ao ingressar na docência, não possuem formação pedagógica. Os dados levantados foram analisados e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam um crescimento nas pesquisas sobre formação docente na educação profissional, após a criação dos institutos federais. Foram identificados poucos relatos de práticas formativas e a necessidade de aprofundamento da teoria acerca da formação docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRN | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Instituição pública | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Public institution | en |
dc.title | Análise da produção científica acerca da formação continuada de docentes dos institutos federais | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of scientific production about the continuing education of teachers at federal institutes | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.citation | SANTOS, Danise Vivian Gonçalves dos; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. Análise da produção científica acerca da formação continuada de docentes dos institutos federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 18, p. 1-19, 2020. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Danise Vivian Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Ferrete, Anne Alilma Silva Souza | - |
dc.contributor.author | Santos, Luiz Anselmo Menezes | - |
dc.description.abstract2 | This article presents the state of knowledge regards to continuing teacher education in professional education of the federal institutes (scientific and technological schools in Brazil), to identify the theoretical perspectives in addition to the specified characteristics of each article published between 2010 and 2018. The need for research arises from the problematic presented in the pedagogical training of the professors of the so-called federal institutes, considering that the majority on joining in teaching practice has no pedagogical training. The collected data were analysed and interpretated according to the analysis of content. The results have pointed out arising of the researches on teaching formation in professional education after the implemation of the federal institutes. There were few reports of training practices, but there is need to deepen the theory about teacher education. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise da producao cientifica acerca da formacao continuada de docentes dos institutos federais.pdf | 324,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.