Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-06-30T14:36:11Z-
dc.date.available2020-06-30T14:36:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2447-1801-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1255-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da formação docente continuada na educação profissional dos institutos federais, buscando identificar as perspectivas teóricas e características específicas de cada artigo publicado entre 2010 e 2018. A necessidade de investigação surge da problemática apresentada na formação pedagógica dos docentes dos institutos federais, considerando que a maioria, ao ingressar na docência, não possuem formação pedagógica. Os dados levantados foram analisados e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam um crescimento nas pesquisas sobre formação docente na educação profissional, após a criação dos institutos federais. Foram identificados poucos relatos de práticas formativas e a necessidade de aprofundamento da teoria acerca da formação docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRNpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRNpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPublic institutionen
dc.titleAnálise da produção científica acerca da formação continuada de docentes dos institutos federaispt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of scientific production about the continuing education of teachers at federal institutesen
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.citationSANTOS, Danise Vivian Gonçalves dos; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. Análise da produção científica acerca da formação continuada de docentes dos institutos federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 18, p. 1-19, 2020.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Danise Vivian Gonçalves dos-
dc.contributor.authorFerrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.contributor.authorSantos, Luiz Anselmo Menezes-
dc.description.abstract2This article presents the state of knowledge regards to continuing teacher education in professional education of the federal institutes (scientific and technological schools in Brazil), to identify the theoretical perspectives in addition to the specified characteristics of each article published between 2010 and 2018. The need for research arises from the problematic presented in the pedagogical training of the professors of the so-called federal institutes, considering that the majority on joining in teaching practice has no pedagogical training. The collected data were analysed and interpretated according to the analysis of content. The results have pointed out arising of the researches on teaching formation in professional education after the implemation of the federal institutes. There were few reports of training practices, but there is need to deepen the theory about teacher education.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise da producao cientifica acerca da formacao continuada de docentes dos institutos federais.pdf324,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.