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dc.date.accessioned2020-06-30T16:56:30Z-
dc.date.available2020-06-30T16:56:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Rosana Rocha; SOARES, Maria José Nascimento. Multiplicadoras para o consumo sustentável: desafios das servidoras públicas, entre o querer e o dever na prática da educação ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v.1 n. 3, p. 38-57, 2016pt_BR
dc.identifier.issn2359-4993-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1256-
dc.description.abstractO artigo apresenta reflexão baseada em referencial bibliográfico acerca do papel das mulheres servidoras públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe no tocante ao fomento do consumo sustentável, consonante à prática da educação ambiental. A perspectiva legal que estende o exercício profissional integrando-o a vida particular de cada servidor público, bem como os fatos e atos do dia a dia em sua vida privada considerados parte do seu “bom conceito na vida funcional” são exemplos da subordinação extra locus de trabalho. Estas dimensões relacionam a motivação do “querer” e do “dever” que transcendem os papéis sociais atribuídos à mulher e as construções de gênero, e seguem em vias da suposta neutralidade e impessoalidade preconizada nos atos públicos administrativos. Deve-se destacar no entanto que o respeito à diversidade e subjetividade podem colaborar com o fomento a ações de educação ambiental não como uma obrigação, mas advinda de processos de reflexão e sensibilização. É mediante o respeito a esta subjetividade que os processos de empoderamento inserem os sujeitos como importantes agentes dentro e fora da instituição em que trabalham.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Sergipana de Educação Ambientalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASEpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectInstituto públicopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectFederal institutionen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectWomanen
dc.subjectSustainable consumptionen
dc.subjectGenreen
dc.titleMultiplicadoras para o consumo sustentável: desafios das servidoras públicas, entre o querer e o dever na prática da educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeMultipliers for sustainable consumption: challenges of public servants, between will and duty in the practice of environmental educationen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Rosana Rocha-
dc.contributor.authorSoares, Maria José Nascimento-
dc.description.abstract2The article presents a reflection based on a bibliographic reference about the role of public servant women of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe with regard to the promotion of sustainable consumption, in line with the practice of environmental education. The legal perspective that extends professional practice integrating it into the private life of each public servant, as well as the facts and acts of everyday life in his private life considered part of his “good concept in functional life” are examples of subordination extra locus of work. These dimensions relate the motivation of "wanting" and "duty" that transcend the social roles attributed to women and gender constructions, and follow the supposed neutrality and impersonality prescribed in public administrative acts. It should be noted, however, that respect for diversity and subjectivity they can collaborate with the promotion of environmental education actions not as an obligation, but arising from processes of reflection and awareness. It is through respect for this subjectivity that empowerment processes insert subjects as important agents inside and outside the institution in which they work.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia

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