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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2020-06-30T16:56:30Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T16:56:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Rosana Rocha; SOARES, Maria José Nascimento. Multiplicadoras para o consumo sustentável: desafios das servidoras públicas, entre o querer e o dever na prática da educação ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v.1 n. 3, p. 38-57, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-4993 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1256 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta reflexão baseada em referencial bibliográfico acerca do papel das mulheres servidoras públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe no tocante ao fomento do consumo sustentável, consonante à prática da educação ambiental. A perspectiva legal que estende o exercício profissional integrando-o a vida particular de cada servidor público, bem como os fatos e atos do dia a dia em sua vida privada considerados parte do seu “bom conceito na vida funcional” são exemplos da subordinação extra locus de trabalho. Estas dimensões relacionam a motivação do “querer” e do “dever” que transcendem os papéis sociais atribuídos à mulher e as construções de gênero, e seguem em vias da suposta neutralidade e impessoalidade preconizada nos atos públicos administrativos. Deve-se destacar no entanto que o respeito à diversidade e subjetividade podem colaborar com o fomento a ações de educação ambiental não como uma obrigação, mas advinda de processos de reflexão e sensibilização. É mediante o respeito a esta subjetividade que os processos de empoderamento inserem os sujeitos como importantes agentes dentro e fora da instituição em que trabalham. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Sergipana de Educação Ambiental | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Instituto público | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Consumo sustentável | pt_BR |
dc.subject | Federal institution | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Woman | en |
dc.subject | Sustainable consumption | en |
dc.subject | Genre | en |
dc.title | Multiplicadoras para o consumo sustentável: desafios das servidoras públicas, entre o querer e o dever na prática da educação ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | Multipliers for sustainable consumption: challenges of public servants, between will and duty in the practice of environmental education | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Siqueira, Rosana Rocha | - |
dc.contributor.author | Soares, Maria José Nascimento | - |
dc.description.abstract2 | The article presents a reflection based on a bibliographic reference about the role of public servant women of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe with regard to the promotion of sustainable consumption, in line with the practice of environmental education. The legal perspective that extends professional practice integrating it into the private life of each public servant, as well as the facts and acts of everyday life in his private life considered part of his “good concept in functional life” are examples of subordination extra locus of work. These dimensions relate the motivation of "wanting" and "duty" that transcend the social roles attributed to women and gender constructions, and follow the supposed neutrality and impersonality prescribed in public administrative acts. It should be noted, however, that respect for diversity and subjectivity they can collaborate with the promotion of environmental education actions not as an obligation, but arising from processes of reflection and awareness. It is through respect for this subjectivity that empowerment processes insert subjects as important agents inside and outside the institution in which they work. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Multiplicadoras para o consumo sustentavel desafios das servidoras publicas entre o querer e o dever.pdf | 449,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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