Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-07-10T13:33:37Z | - |
dc.date.available | 2020-07-10T13:33:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleilson Coutinho da, ALVES, Francisco Regis Vieira. Situações didáticas no desenvolvimento de atividades no ensino de Ciências e Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9 n. 3, p. 37-45, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-4750 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1272 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou investigar fatores relevantes na seleção de questões e/ou itens problematizáveis no aprendizado do aluno como instrumento potencializador no Ensino de Ciências e Matemática. A temática traz pontos preocupantes, haja vista que esse recurso metodológico em muitos casos tenha seu uso limitado a uma mera lista de exercícios desvinculada do cotidiano do aluno. Logo se levantou o questionamento de como esse recurso metodológico poderá contribuir no Ensino de Ciências e Matemática. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico acerca da Teoria das Situações Didáticas como aporte didático capaz de contribuir com o ensino de Ciências e Matemática, considerando para tal, além de autores que versam sobre o tema, trabalhos acadêmicos como artigos, dissertações e teses. Como resultado, verificou-se que a utilização do aporte teórico que versa a respeito das Situações Didáticas, em questões problematizáveis como recurso didático é capaz de contribuir no Ensino de Ciências e Matemática quando aplicado ao contexto do aluno, envolvendo situações didáticas vivenciáveis e respeitando o arcabouço cognitivo do mesmo. Como resultado, verificou-se a necessidade de uma abordagem de fundamentação teórica e metodológica na seleção de questões ou itens problematizáveis a uma condição real de aplicação, a fim de oportunizar aos professores para que possam melhor explorar as potencialidades deste recurso metodológico. Ademais, espera-se, assim, possibilitar aos discentes a construção de significados, nas aulas de Ciências e Matemática, para novas aquisições cognitivas. Caso contrário, a utilização desse recurso metodológico como mera lista de exercícios muito provavelmente não oportunizará o uso de Situações Didáticas capaz de contribuir no Ensino de Ciências e Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Caminhos da Educação Matemática em Revista | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Science - teaching | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Didactic | en |
dc.title | Situações didáticas no desenvolvimento de atividades no ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic situations in the development of activities in the teaching of Science and Mathematics | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cleilson Coutinho da | - |
dc.contributor.author | Alves, Francisco Regis Vieira | - |
dc.description.abstract2 | The present research sought to investigate relevant factors in the selection of questions and / or problematizable items in the student's learning as a potentializing tool in Science and Mathematics Teaching. The theme brings up worrying points, given that this methodological resource in many cases has its use limited to a mere list of exercises unrelated to the student's daily life. Soon the question arose as to how this methodological resource can contribute to the Teaching of Sciences and Mathematics. Thus, this work had the general objective of conducting a bibliographic survey about the Theory of Didactic Situations as a didactic contribution capable of contributing to the teaching of Sciences and Mathematics, considering for this purpose, in addition to authors dealing with the subject, academic works as articles , dissertations and theses. As a result, it was found that the use of the theoretical contribution that deals with Didactic Situations, in problematizable issues as a didactic resource, is able to contribute to the Teaching of Sciences and Mathematics when applied to the student's context, involving experiential didactic situations and respecting the cognitive framework. As a result, there was a need for an approach of theoretical and methodological foundation in the selection of questions or items problematizable to a real condition of application, in order to provide opportunities for teachers to better explore the potential of this methodological resource. Furthermore, it is hoped, thus, to enable students to construct meanings, in Science and Mathematics classes, for new cognitive acquisitions. Otherwise, the use of this methodological resource as a mere list of exercises will probably not provide opportunities for the use of Didactic Situations capable of contributing to the Teaching of Sciences and Mathematics. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Situações didáticas no desenvolvimento de atividades no ensino de Ciências e Matemática.pdf | 94,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.