Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-07-21T20:19:24Z-
dc.date.available2020-07-21T20:19:24Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Edney Menezes, SANTOS, Patrícia Batista dos. O papel do educador como formador do sujeito social no pensamento de Alfred Adler. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 4, n.1, p. 95-104, nov. 2017pt_BR
dc.identifier.issn2316-3127-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1277-
dc.description.abstractA educação e, em especial o papel do educador, sempre constituiu interesse de pesquisa seja por parte dos filósofos (que iniciaram seus debates pedagógicos desde o século IV a.c.) seja por parte dos sociólogos e psicólogos que iniciaram seus debates a partir do século XIX. E ainda hoje a apaixonante tarefa do educador continua sendo campo de amplo interesse dos pesquisadores. Todos, ao seu modo e falando de seus próprios púlpitos, estão de acordo em relacionar de forma direta a educação (e o papel do educador, portanto) e a formação e desenvolvimento da dimensão social do sujeito. Se este processo se inicia na família, é bem verdade que é na escola que ele atinge seu momento culminante graças à capacidade que esta possui de lidar com o indivíduo em todas as suas dimensões que o farão de fato um ser humano. Deste tema Alfred Adler tratou de forma direta, dando-lhe especial atenção por entender que é no processo educacional escolar que a pessoa se desenvolve como sujeito social capaz de convivência e cooperação. Para desenvolver esta pesquisa em torno ao pensamento educacional de Adler, fizemos acurada leitura de suas obras principais, buscando nestas a construção deste texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Ideias & Inovaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfred Adleren
dc.subjectEducatoren
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearning developmenten
dc.subjectPsychologyen
dc.titleO papel do educador como formador do sujeito social no pensamento de Alfred Adlerpt_BR
dc.title.alternativeThe role of the educator as a trainer of the social subject in Alfred Adler's thinkingen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Edney Menezes-
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Batista dos-
dc.description.abstract2Education and in particular the role of the educator, always constituted research interest of philosophers (who began his pedagogical debates since the fourth century BC), sociologists and psychologists who began their debates from the nineteenth century. And today the exciting task of the educator is still a wide field of interest of researchers. All in their way and speaking from their pulpits, agree to relate the education (and the role of the educator therefore) and the formation and development of the social dimension of the subject. If this process begins in the family, it is true that is in school who he reaches its climax, thanks to the capacity that the school has to deal with the subject in all its dimensions. Alfred Adler addressed this issue directly, giving special attention to understand what is at school that the person develops as a social subject capable of coexistence and cooperation. To develop this research around the educational thought of Adler, we researched specific literatures.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do educador como formador do sujeito social no pensamento de Alfred Adler.pdf494,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.