Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1278
Título: A etnografia na pesquisa em administração: análise da produção científica nacional de 2000 a 2015
Título(s) alternativo(s): Ethnography in management research: analysis of national scientific production from 2000 to 2015
Autor(es): Costa Filho, Edson
Gomes, Maria Alvina de Araújo
Teixeira, Rivanda Meira
Palavras-chave: Administração; Etnografia; Pesquisa; Produção científica; Search; Administration; Scientific production; Ethnography
Data do documento: 2019
Editor: Cátedra Ozires Silva
Citação: COSTA FILHO, Edson; GOMES, Maria Alvina de Araújo; TEIXEIRA, Rivanda Meira. A etnografia na pesquisa em administração: análise da produção científica nacional de 2000 a 2015. Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis, v. 4, p. 32-49, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo realizar uma análise da produção científica nacional de estudos que utilizaram a etnografia em administração como estratégia de pesquisa no período de 2000 a 2015. Utilizou-se a base de periódicos nacional Spell e foram identificados para análise 87 estudos que utilizam esse método. Apesar das reconhecidas potencialidades da etnografia nos estudos em administração, sobretudo pela compreensão mais aprofundada da condição humana nas organizações que o método oferece, os resultados indicaram haver ainda reduzida utilização do método nas pesquisas publicadas no Brasil, embora se perceba um discreto crescimento nos últimos anos. Os achados mostraram que a maior parte dos estudos se concentra nas áreas de estudos organizacionais, cultura, marketing e consumo e turismo. Em que pese o crescimento recente, os resultados mostraram que há ainda um longo caminho para a popularização da etnografia na pesquisa em administração.
Resumo (segunda língua): This study aims to carry out an analysis of the national scientific production of studies that used an ethnography in administration as a research strategy from 2000 to 2015. It used a base of national magazines Magia and were used to analyze 87 studies using this method. Despite the potential recognized by ethnography in management studies, mainly due to a deeper understanding of the human conditions in which the method offers, the results indicated can still be used to use the method in research published in Brazil, but perceive an economic growth in last years . The findings shown, which are the majority of studies, are concentrated in the areas of organizational studies, culture, marketing and consumption and tourism. In that recent growth, the results show that there is still a long way to go to popularize ethnography in management research.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1278
ISSN: 2526-0502
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A etnografia na pesquisa em administracao analise da producao cientifica nacional de 2000 a 2015.pdf344,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.