Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-07-30T13:17:41Z-
dc.date.available2020-07-30T13:17:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRESENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras? Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 7, n. 2, p. 20-32, 2017pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1286-
dc.description.abstractNeste texto o objetivo foi identificar as orientações para o ensino dos saberes matemáticos, relacionadas ao método defendido por Maria Montessori, a partir de um exame de pesquisas brasileiras desenvolvidas no âmbito da história da educação matemática, de forma a contribuir para um entendimento acerca do processo de consolidação dos princípios que norteiam o método dessa educadora. Após exame, pode-se destacar que as orientações estão relacionadas à formação de professores no curso primário brasileiro, com orientações para o uso de materiais concretos como o Material Dourado, permeando os períodos escolanovista, do método intuitivo e do Movimento da Matemática Moderna, nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o que dá indícios de circulação e apropriação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMaria Montessoript_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducatoren
dc.subjectHistory of educationen
dc.titleMaria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?pt_BR
dc.title.alternativeMaria Montessori and as guidelines for teaching mathematical knowledge: what does Brazilian research say?en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorRezende, Alan Marcos Silva de-
dc.description.abstract2In this paper the aim was identify the orientations to teach of elementary mathematics knowledge, related to the method of Maria Montessori, from an examination of Brazilian research developed in the history of mathematical education, to make a contribution an understand about the process of consolidation of the principles that guide the educator‟s method. After examination it can be emphasized that the orientations are related to the formation of teachers in the elementary school, with guidelines of the use of concrete materials such as the Golden Beads Material, in the periods of the modernizing movement, intuitive method and Modern Mathematics Movement, in the states of Paraná, Rio de Janeiro and São Paulo, this are indications of circulation and appropriation.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Montessori e as orientacoes para o ensino dos saberes matematicos.pdf446,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.