Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1287
Título: História e Filosofia da Ciência como objetos de estudo para uma didática da Física
Título(s) alternativo(s): History and Philosophy of Science as objects of study for a didactic of Physics
Autor(es): Macedo, Alline de Alencar
Barroso, Maria Cleide da Silva
Romeu, Mairton Cavalcante
Palavras-chave: Educação; Física; História da educação; Ciências - Ensino; Didática; Filosofia; Formação do professor; Philosophy; Teacher training; Education; Physics; History of education; Didactics; Science - teaching
Data do documento: 2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM
Citação: MACEDO, Alline de Alencar; BARROSO, Maria Cleide da Silva; ROMEU, Mairton Cavalcante. História e Filosofia da Ciência como objetos de estudo para uma didática da Física. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 8, n. 2, p. 103-114, 2018
Resumo: A presente pesquisa é o resultado de uma revisão bibliográfica, onde se optou por investigar junto às obras dos maiores pesquisadores nacionais e internacionais sobre o uso da História e Filosofia da ciência como “objeto de estudo” a ser ensinada numa disciplina de Didática da Física. Tem-se como objetivo analisar as contribuições e/ou esclarecimentos sobre as reflexões apresentadas sobre o tema proposto. Existe um interesse crescente em trabalhos voltados para a aplicação da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências, sendo assim, pode-se fazer uma transposição para utilizarmos na Didática da Física. Apanhou-se uma dupla dimensão na pesquisa, a primeira foi a ausência de um livro norteador abordando em específico, aspectos metodológicos e didáticos reunindo em uma Didática da Física. A segunda conclusão foi que os autores que foram analisados convergem na ideia de que o uso da História e da Filosofia da Ciência auxilia tanto na construção de conceitos, quanto na estruturação de uma metodologia que é própria do conhecimento científico, proporcionando uma visão mais adequada de Ciência enquanto processo de construção, servindo como base de elementos de reflexão na definição de temas fundamentais, revelando os obstáculos epistemológicos por meio da semelhança entre concepções alternativas e concepções relativas às teorias científicas do passado e, ainda, superando os modelos de ensino cujo foco principal seja a mera transmissão dos “produtos” da Ciência.
Resumo (segunda língua): The present research is the result of a bibliographic review, where we opted for investigate with the works of the greatest national and international researchers on the use of History and Philosophy of Science as an “object of study” to be taught in a discipline of Physics didactics. The objective is to analyze the contributions and / or clarifications on the reflections presented on the proposed theme. There is a growing interest in works focused on the application of History and Philosophy of Science in science teaching, therefore, a transposition can be made to be used in Didactics of Physics. There was a double dimension in the research, the first was the absence of a guiding book specifically addressing methodological and didactic aspects gathering in a Didactics of Physics. The second conclusion was that the authors that were analyzed converge on the idea of that the use of History and Philosophy of Science helps both in the construction of concepts, as in structuring a methodology that is proper to scientific knowledge, providing a more adequate view of Science as a construction process, serving as a base for reflection elements in the definition of fundamental themes, revealing epistemological obstacles through the similarity between alternative conceptions and conceptions related to scientific theories of the past and, still, surpassing the models of teaching whose main focus is the mere transmission of Science “products”.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1287
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Historia e Filosofia da Ciencia como objetos de estudo para uma didatica da Fisica.pdf377,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.