Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-07-30T13:22:05Z-
dc.date.available2020-07-30T13:22:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Manuel Bandeira dos; ALMEIDA, Suyanne do Nascimento; FEITOSA, Raphael Alves. Uso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de Química: estado da arte. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 8, n. 2, p. 128-140, 2018pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1288-
dc.description.abstractA partir do avanço das novas metodologias em sala de aula faz-se necessário o debate sobre as mesmas no âmbito acadêmico, sobretudo, nas universidades que trabalham com formação de professores. Sabe-se que os Objetos de Aprendizagens (OA) são recursos de fácil acesso e que trabalham de forma a promover uma interação dos alunos para com os conteúdos ministrados em sala, uma vez que a metodologia dos OA gira em torno da participação e de um entendimento significativo dos conteúdos abordados. Nesse viés, esta pesquisa objetiva investigar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia na abstração no ensino de Química pela produção de um Estado da Arte (EA). Esse objetiva apresentar as produções acadêmicas mapeadas fundamentando a discussão e contribuições do assunto investigado. Poucas foram as pesquisas encontradas sobre os descritores objetos de aprendizagem AND elnsino de Química; e ensino de Química AND abstração. Diante dos poucos resultados encontramos, o presente trabalho tem relevância para o ensino de Química. Além disso, os artigos encontrados mostraram que o uso de OA como recurso metodológico para o ensino pode ser uma maneira prática e significativa de se abordar os conteúdos de Química, sobretudo, por permitirem aos alunos usarem a abstração de maneira concreta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleUso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de Química: estado da artept_BR
dc.title.alternativeUse of learning objects for abstraction in the teaching of Chemistry: state of the arten
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos Neto, Manuel Bandeira dos-
dc.contributor.authorAlmeida, Suyanne do Nascimento-
dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
dc.description.abstract2As a result of the advancement of the new methodologies in the classroom, it is necessary to debate them in the academic field, especially in universities that work with teacher training. It is known that Learning Objects (LO) are an easy-to-access resource and work in a way that promotes an interaction of the students with the content delivered in the classroom, since the methodology of the LOs revolves around the participation and a meaningful understanding of the contents addressed. In this bias, this research aims to investigate the use of learning objects as methodology in abstraction in the teaching of Chemistry by the production of a State of Art. This objective presents the mapped academic productions grounding the discussion and contributions of the investigated subject. Few were the researches found on the descriptors objects of learning AND teaching of Chemistry; and teaching of Chemistry AND abstraction. Faced with the few results we find, the present work is relevant to the teaching of Chemistry. In addition, the articles found have shown that the use of LO as a methodological resource for teaching can be a practical and meaningful way of approaching Chemistry contents, especially for allowing students to use abstraction in a concrete way.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de objetos de aprendizagem para abstração no ensino de Química estado da arte.pdf251,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.