Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-07-30T13:23:49Z-
dc.date.available2020-07-30T13:23:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosana Ferreira Alves; ALVES, Ronaldo; ALVES, Thaise Melo de Almeida. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Matemática em Aracaju. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 7, n. 2, p. 93-102, 2017pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1289-
dc.description.abstractAlunos diagnosticados com o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) por não se enquadrarem nas exigências e normas do contexto escolar são por diversas vezes rotulados como alunos problemáticos, o que sentem dificuldades na aprendizagem da matemática. O objetivo deste artigo foi analisar e dialogar acerca do processo ensino-aprendizagem e a sua realidade no sistema educacional das escolas públicas de Aracaju SE, e com isso refletirmos as possibilidades de ensino acerca da matemática frente aos alunos portadores do TDAH. Como principal resultado, conclui-se que ter ciência das dificuldades encontrada pelos alunos com TDH, possibilitará aos professores da matemática, encontrar estratégias de ensino para facilitar a aprendizagem desses alunos, bem como encontrar alternativas para melhor conduzir o trabalho pedagógico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atençãopt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectAttention Deficiten
dc.subjectHyperactivityen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Matemática em Aracajupt_BR
dc.title.alternativeAttention Deficit Disorder and Hyperactivity (ADHD) in Mathematics Education in Aracajuen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rosana Ferreira Alves-
dc.contributor.authorAlves, Ronaldo-
dc.contributor.authorAlves, Thaise Melo de Almeida-
dc.description.abstract2Students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) because they do not meet the requirements and norms of the school context are often labeled as problematic students, who experience difficulties in learning mathematics. The purpose of this article was to analyze and dialogue about the teaching-learning process and its reality in the public-school system of Aracaju Sergipe, and with this we reflect the possibilities of teaching about mathematics to students with ADHD. As a main result, it is concluded that to be aware of the difficulties encountered by students with TDH, will enable the teachers to find teaching strategies to facilitate the learning of these students, as well as find alternatives to better conduct the pedagogical work.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Matemática em Aracaju.pdf279,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.