Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-07-30T17:38:56Z-
dc.date.available2020-07-30T17:38:56Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationMENDES, Raquel De Oliveira. Mediotec: concepção de educação profissional no programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego. Interfaces Científicas, Aracaju , v.8, n.1, p. 9 - 22 , ago./out., 2019pt_BR
dc.identifier.issn2316-3828-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1292-
dc.description.abstractNeste artigo discute-se a concepção de educação profissional no contexto do MedioTec, que representa uma ação do Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A proposta é refletir sobre o sistema econômico vigente e a crescente demanda por mão de obra especializada, além de analisar o processo de implementação do MedioTec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Esta ação foi efetivada com o objetivo de fortalecer as políticas de educação profissional, promover a ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação articulando-a ao setor produtivo. A Educação Profissional brasileira, permeada por entendimentos divergentes acerca do trabalho, tem coexistido com as mais variadas concepções educacionais. Neste cenário, o MedioTec surge como mais uma proposta de formação voltada para o atendimento imediato das necessidades do mercado de trabalho, caracterizada por sua formação unidirecional, fragmentada e aligeirada, explicitada pelas perspectivas de formação técnica para o mundo do trabalho e renda.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Interfaces Científicaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEconomyen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.titleMediotec: concepção de educação profissional no programa nacional de acesso ao ensino técnico e empregopt_BR
dc.title.alternativeMediotec: conception of professional education in the national program of access to technical education and employmenten
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMendes, Raquel de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
dc.contributor.authorNascimento, Reinaldo Vasconcelos-
dc.contributor.authorMota, Marize da Silva Martins-
dc.contributor.authorLobão, Fabiana de Oliveira-
dc.description.abstract2This article analyzes the conception of professional education in the context of MedioTec, which is an action of the Ministry of Education (MEC) in the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec). The objective is to reflect on the current economic system and the growing demand for specialized labor, in addition to analyzing the process of implementation of MedioTec at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). With this action MEC intends to strengthen the policies of professional education, expand the offer of vacancies in technical courses concomitant to high school for students regularly enrolled in public education networks articulating it to the productive sector. Methodologically the study was based on documentary and bibliographical research, using as primary source documents available at MEC and IFS websites, as well as theoretical references on professional education. Our analysis leads to the understanding that professional education in Brazil is permeated by divergent understandings about work and has coexisted with the most varied educational conceptions. In this scenario, MedioTec appears as yet another training proposal focused on the immediate response to the needs of the labor market, characterized by its unidirectional, fragmented and lightened formation, explained by the perspectives of technical training for the world of work and income.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELZA FERREIRA SANTOS 3.pdf873,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.