Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-08-05T13:16:31Z-
dc.date.available2020-08-05T13:16:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, José Elyton Batista dos; OLIVEIRA, Dagmar Braga de. Batalha Naval Matemática: um elo entre o jogar e o conhecimento matemático. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 8, n. 1, p. 34-47, 2018pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1296-
dc.description.abstractEste artigo tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade aplicada em duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais, de uma Escola Pública da zona rural da rede municipal de ensino do Município de Coruripe/AL. O Jogo Batalha Naval Matemática, foi desenvolvido com o intuito de revisar os conteúdos/conceitos matemáticos por meio de questões objetivas, dissertativas e situações-problema. Utilizamos como base teórica nas discussões acerca do uso de jogo como recurso didático pedagógico para o ensino e aprendizagem da Matemática, Grando (1995, 2000), Moura (1992) e Ribeiro (2008). O jogo Batalha Naval Matemática possibilitou desenvolver a fixação de situações-problema, o raciocínio lógico, tomadas de decisões, interação entre colegas/professor e, principalmente, reconstruir o conhecimento matemático.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBatalha Naval Matemáticapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectNaval Battle Mathematicsen
dc.subjectEducational gameen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectDidactic resourcesen
dc.titleBatalha Naval Matemática: um elo entre o jogar e o conhecimento matemáticopt_BR
dc.title.alternativeMathematical Naval Battle: a link between playing and mathematical knowledgeen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, José Elyton Batista dos-
dc.contributor.authorOliveira, Dagmar Braga de-
dc.description.abstract2This article aims to present an experience report of an activity applied in two classes of the eighth year of Elementary Education - final years, of a Public School in the rural area of ​​the municipal education network of the Municipality of Coruripe / AL. The Game Naval Battle Mathematics, was developed with the intention of revising the mathematical contents / concepts through objective, dissertative questions and problem situations. We used as a theoretical basis in discussions about the use of games as a didactic pedagogical resource for the teaching and learning of Mathematics, Grando (1995, 2000), Moura (1992) and Ribeiro (2008). The game Naval Battle Mathematics made it possible to develop the fixation of problem situations, logical reasoning, decision making, interaction between colleagues / teacher and, mainly, to reconstruct mathematical knowledge.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Batalha Naval Matematica um elo entre o jogar e o conhecimento matematico.pdf313,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.