Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-08-06T12:55:39Z | - |
dc.date.available | 2020-08-06T12:55:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et al. Práticas pedagógicas colaborativas utilizando ferramentas digitais: um relato de experiência na formação de educadores. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7; Workshop de Informática na Escola, 24, 2018, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-6541 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1303 | - |
dc.description.abstract | Com o surgimento de novas tecnologias e apropriação dessas ferramentas no cotidiano dos estudantes, faz-se necessário o uso de tais recursos no ensino. Este artigo apresenta os resultados obtidos durante uma experiência na oficina “Práticas Pedagógicas Colaborativas na formação das habilidades do profissional do futuro” realizada com professores da educação básica. O objetivo foi apresentar ferramentas digitais de apoio a práticas pedagógicas colaborativas, produção de questionários e enquetes interativas, assim como uso de ambiente colaborativo gamificado. As análises realizadas indicam mudanças na percepção dos educadores sobre colaboração, uso das TDICs em sala de aula e seu maior engajamento para mudanças em suas práxis docente, fruto dos conhecimentos adquiridos na oficina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Workshop de Informática na Escola | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Congresso Brasileiro de Informática na Educação | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Computação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Practice pedagogical | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Information technology | en |
dc.title | Práticas pedagógicas colaborativas utilizando ferramentas digitais: um relato de experiência na formação de educadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Collaborative pedagogical practices using digital tools: a history of experience in the training of educators | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Fernando Lucas de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Brito, Everton da Silva | - |
dc.contributor.author | Melo, Elvis Medeiros de | - |
dc.contributor.author | Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo | - |
dc.contributor.author | Costa, Felipe Jhonanta Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Diniz, Igo Joventino Dantas | - |
dc.contributor.author | Trindade, Sidney Soares | - |
dc.contributor.author | Nunes, Isabel Dillmann | - |
dc.description.abstract2 | With the emergence of new technologies and appropriation of these tools in students' daily lives, it is necessary to use such resources in teaching. This article presents the results obtained during an experience in the workshop "Collaborative Pedagogical Practices in build the Professional Skills of the Future" workshop with teachers of basic education. Whose objective was to present digital tools to support collaborative pedagogical practices, production of questionnaires and interactive polls, as well as a collaborative environment. The analyzes carried out indicate changes in the teachers' perception of collaboration, the use of the TDICs in the classroom and their greater commitment to changes in their teacher praxis as a result of the knowledge acquired in workshop | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes... |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDO LUCAS DE OLIVEIRA FARIAS 6.pdf | 444 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.