Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-08-06T16:57:58Z | - |
dc.date.available | 2020-08-06T16:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Leônia Garcia Costa; FREITAS, Flávia Oliveira. Indícios de autoria em textos de estudantes do ensino fundamental. Interdisciplinar, São Cristóvão, n. 10, v.22, p. 207-222, jan./jun. 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-8879 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1304 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar textos produzidos por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Aracaju-Se, procurando investigar vestígios de subjetividade e singularidades neles presentes, avaliados como indícios de autoria. Como referenciais teóricos, recorremos a Foucault, Orlandi, Possenti, entre outros, que se posicionaram sobre a questão. Na análise das produções textuais, além dos pressupostos dos autores citados, também nos orientamos pelo paradigma indiciário de Guinzburg. Os resultados da análise nos revelaram não apenas marcas resultantes de escolhas lexicais, sintáticas e discursivas, mas singularidades que foram interpretadas como indícios de autoria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Análise de texto | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Textual production | en |
dc.subject | Text analysis | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Case study | en |
dc.title | Indícios de autoria em textos de estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Authorship indexes in texts of elementary school students | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa | - |
dc.contributor.author | Freitas, Flávia Oliveira | - |
dc.description.abstract2 | This work has the objective of analyze texts written by students of seventh grade of the fundamental education, of a public state school, situated in Aracaju city, identifying in them traces of subjectivities and singularities that work as authorship evidence. As theoretical references, works of Foucault, Orlandi, Possenti and others were used, who reflected about the authorship. In addition to the assumptions of the cited authors, it was also considered the Ginzburg's indiciary paradigm. The results revealed not only remarkable signs of lexical, syntactic and discursive choices, but singularities that were interpreted as evidence of authorship. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLAVIA OLIVEIRA FREITAS 1.pdf | 491,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Indícios de autoria em textos de estudantes do ensino fundamental.pdf | 491,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.