Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-08-21T13:02:28Z-
dc.date.available2020-08-21T13:02:28Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationSANTANA, Gilvan da Costa. Variação fonético-fonológica na música popular nordestina. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, BA, v. 19, n. especial, p. 64-78, mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2594-9675-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1322-
dc.description.abstractLançamos mão, neste estudo, de conceitos relevantes enfatizados pela Sociolinguística, relacionandoos a músicas do cancioneiro nordestino brasileiro, objetivando a construção de conhecimentos que se contraponham a preconceitos de ordem social e linguística, por reconhecimento de legitimidade das variações diatópicas. Esta abordagem visa fomentar o respeito à identidade sociolinguística. Para tanto, interessou-nos, precipuamente, verificar e analisar a presença de variação fonético-fonológica e figuras de dicção ou metaplasmos em textos clássicos do cancioneiro nacional-regional, tais como: Asa Branca, Assum Preto e Sussuarana. Nessa perspectiva, compositores de origem nordestina como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Heckel Tavares, Luiz Peixoto, dentre tantos outros, legitimam a realidade diatópica e diastrática do Brasil por meio da canção popular, a despeito de todo e qualquer preconceito sociolinguístico ainda renitente. Salientamos, por fim, que, para consecução de tal intento, nossa pesquisa estabelece diálogo com as contribuições de Amadeu Amaral, Antenor Nascentes e, especificamente, Mário Marroquim.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista A cor das letraspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santana - UEFSpt_BR
dc.publisherPós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFSpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLíngua nordestinapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectVariação diatópicapt_BR
dc.subjectVariação Diastráticapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLettersen
dc.subjectDiatopic variationen
dc.subjectDiastrática variationen
dc.subjectNortheastern languageen
dc.subjectSociolinguisticsen
dc.titleVariação fonético-fonológica na música popular nordestinapt_BR
dc.title.alternativePhonological-phonetic variation in Northeastern popular musicen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantana, Gilvan da Costa-
dc.description.abstract2In this study, we have used relevant concepts emphasized by Sociolinguistics, relating them to songs from the Brazilian Northeastern Songbook, aiming at the construction of knowledge that opposes social and linguistic prejudices, by recognizing the legitimacy of diatopic variations. This approach aims to foster respect for sociolinguistic identity. In order to do so, we were interested in the analysis and analysis of the presence of phonological-phonetic variation and figures of diction or metaplasmos in classic texts of the national-regional songbook, such as: Asa Branca, Assum Preto and Sussuarana. In this perspective, composers of northeastern origin such as Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Heckel Tavares and Luiz Peixoto, among others, legitimize the diatopic and diastrática reality of Brazil through the popular song, in spite of any and all reluctant sociolinguistic prejudice. Finally, we point out that, in order to achieve this, our research establishes a dialogue with the contributions of Amadeu Amaral, Antenor Nascentes and, specifically, Mário Marroquim.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variacao fonetico-fonologica na musica popular nordestina.pdf384,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.