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Título: Ensino da química no Brasil. Interferência historiográfica no perfil acadêmico dos professores que lecionam química na cidade de Valença/BA
Título(s) alternativo(s): Chemistry education in Brazil. Historiographical interference in the academic profile of teachers who teach chemistry in the city of Valença/BA
Autor(es): Lessa, Giovanni Gomes
Prochnow, Tania Renata
Palavras-chave: Educação; Química; Formação do professor; Ciências - Ensino; História da educação; Valença - BA; History of education; Education; Chemistry; Teacher training; Science - teaching
Data do documento: 15-Jan-2017
Editor: Organização dos Estados Ibero-Americanos - OEI
Citação: LESSA, Giovanni Gomes; PROCHNOW, Tania Renata. Ensino de Química no Brasil. Interferência historiográfica no perfil acadêmico dos professores que lecionam Química na cidade de Valença/BA.. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 73, n. 2, p. 119-142, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta um breve estudo histórico sobre a dificuldade da introdução da disciplina Química nas escolas brasileiras. Tendo em vista este estudo, compreende-se a problemática que representa a dificuldade em relação a professores habilitados para a disciplina de Química na Educação Básica, a qual faz exigências visando à qualidade da formação docente. Tomando-se isto como base, objetivou-se fazer um levantamento sobre o perfil dos professores que lecionam a disciplina Química nas escolas públicas estaduais da cidade de Valença-BA, investigando a sua formação e as metodologias utilizadas em sala de aula; também se pretendeu investigar a influência e o desenvolvimento das atividades docentes e possíveis reflexos no processo ensino/aprendizagem relacionados a essa disciplina, nas escolas de Ensino Médio, ocasionados pela possível falta de professores licenciados em Química. Pode-se verificar uma grande disparidade na formação e na atuação destes professores, onde se constatou um reduzido número de docentes que possuem graduação na área específica, o que pode afetar diretamente o desenvolvimento do processo de ensino/ aprendizagem. Verifica-se que o perfil dos professores pesquisados se encontra distante do real desejado e necessário para um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Química.
Resumo (segunda língua): This paper presents a brief historical study of the difficulty of introducing chemistry at school. To this study, we understand the problem that is the difficulty with qualified teachers for Chemistry discipline in Basic Education, which makes demands aiming at the quality of teacher formation. If taking this as a basis, it is aimed to make a survey on the profile of teachers who teach chemistry discipline in the public schools in the city of Valencia-BA, investigating their formation and the methodologies used in the classroom; also it intended to investigate the influence and development of teaching activities and possible effects on the teaching/learning process related to this discipline, in high schools, caused by the possible lack of qualified teachers in Chemistry. It’s possible check a wide disparity in the formation and action of these teachers, where was found a small number of teachers who have graduation in the specific area, which can directly affect the development of teaching/learning process. It appears that the profile of the surveyed teachers is far from the real desired and necessary for a successful development of teaching and learning in chemistry
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1328
ISSN: 1681-5653
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciência da Natureza

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