Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, José Osman dos-
dc.contributor.advisorSantos, Luiz Carlos Pereira-
dc.date.accessioned2020-08-29T17:20:10Z-
dc.date.available2020-08-29T17:20:10Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationJESUS, Lucas Antonio Feitosa de. TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1335-
dc.description.abstractEm linhas gerais, a Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) corresponde à inserção da TI no universo da sustentabilidade ambiental mediante a adoção de um conjunto de práticas ecologicamente saudáveis que englobam toda uma cadeia produtiva: a fabricação, o consumo, o uso e o descarte ambientalmente responsáveis dos recursos computacionais. Não se limitando a ações pontuais e visando uma cultura sustentável em sentido amplo, a TI Verde pressupõe o aporte de processos educativos que desenvolvam um cidadão ecologicamente consciente, integralmente formado e socioambientalmente comprometido. Considerando a incumbência do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na formação omnilateral do seu aluno e a necessidade hodierna em se desenvolver transversalmente a temática da sustentabilidade ambiental em cursos técnico-profissionais, a presente pesquisa pretendeu analisar a viabilidade de a Tecnologia da Informação Verde ser trabalhada como prática pedagógica integradora, transversal e fomentadora de uma formação integral, crítica e humanista aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe Campus Socorro. Para tal, foi empreendido um estudo de caso no curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática deste Campus, com abordagem qualiquantitativa dos dados e de natureza aplicada. Observando os pressupostos formativos apresentados pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e pelo enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), foram analisados os aspectos objetivos e subjetivos da realidade educacional do IFS Campus Socorro quanto à formação socioambiental dos seus discentes, tendo em conta o potencial integrador da TI Verde. Além disso, foram efetuadas intervenções didático-pedagógicas no referido Campus que, somadas à análise da realidade, permitiram a construção de um Guia Didático para o ensino de TI Verde. Esse produto educacional, aplicado por intermédio de um minicurso, foi elaborado com base nos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados finais da pesquisa – obtidos por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), de análise documental, de estatística descritiva e da técnica de observação participante – apontaram que, embora haja obstáculos, a implementação da TI Verde como estratégia de estímulo à formação integral dos alunos do IFS Campus Socorro é uma alternativa viável e passível de ser colocada em prática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologia verdept_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectGreen technologyen
dc.titleTI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorropt_BR
dc.title.alternativeGreen IT in Professional and Technological Education: a case study at the Federal Institute of Sergipe Campus Socorroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelMestradopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.description.abstract2In general, Green Information Technology (Green IT) means the insertion of IT in the universe of environmental sustainability through the adoption of a set of ecologically healthy practices that includes an entire production chain: manufacturing, consumption, use and environmentally responsible disposal of computing resources. Not being limited to specific actions and aiming at a sustainable culture in a broad sense, Green IT presupposes the contribution of educational processes that develop an ecologically conscious, fully trained and socioenvironmentally committed citizen. Considering the aim of the Federal Institute of Sergipe in the omnilateral formation of its student and the current need to develop the theme of environmental sustainability in technical and professional courses, this research aimed to analyze the feasibility of Green Information Technology being studied as an integrative, transversal pedagogical practice and promoting integral, critical and humanistic formation for students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe Campus Socorro. To this end, a case study was undertaken in the subsequent technical course in Computer Maintenance and Support at this Campus, with a qualitative and quantitative approach to the data, as well as an applied kind of research. Observing the formative assumptions presented by the Professional and Technological Education and the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach, the objective and subjective aspects of the educational reality of the Campus Socorro were analyzed regarding the socio-environmental formation of its students, considering the potential integrator of knowledge of Green IT. In addition, didactic-pedagogical interventions were carried out on this Campus, which, added to the analysis of reality, allowed the construction of a Didactic Guide for the teaching of Green IT. This educational product, applied through a short course, was developed based on the principles of Historical-Critical Pedagogy. The final results of the research – obtained through content analysis by Bardin (2016), document analysis, descriptive statistics and the participant observation technique – pointed out that, although there are obstacles, the implementation of Green IT as a strategy to stimulate an integral formation for Campus Socorro’s students is a viable alternative that can be put into practice.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS FEITOSA VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO PROFEPT.pdfDissertação3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.