Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-09-02T16:56:27Z-
dc.date.available2020-09-02T16:56:27Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Sheilla Silva; SCHNEIDER, Henrique Nou; SOEIRA, Elaine dos Reis. Pedagogia freiriana: o currículo e a prática pedagógica no processo de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.1, p. 204-229, jan./mar. 2019pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1337-
dc.description.abstractO artigo objetiva refletir sobre a obra de Paulo Freire: “Pedagogia do Oprimido”, correlacionando-a às discussões sobre currículo e prática pedagógica, a partir da análise acerca da política educacional pautada na constituição do currículo enquanto defesa da integração do conhecimento científico e da experiência. Para tanto, entende-se as práticas pedagógicas articuladas a processos de aprendizagem que valorizem e colaborem para a emancipação do indivíduo. Para a construção desse texto realizou-se a leitura reflexiva da obra de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido (1968) e de autores que agregam valor ao seu pensamento e método de ensino, bem como apresenta um esboço das discussões feitas na disciplina de Currículo do Programa de Pós-Graduação, além de um relato de experiência da prática pedagógica por meio de temas de interesse trabalhados na disciplina Educação a Distância, numa turma do curso de Pedagogia. Diante das reflexões e proposições, infere-se que as concepções e práticas pedagógicas que se considerem emancipadoras são aquelas apropriadas por gestores da educação, professores, alunos e comunidade em geral numa relação dialógica com perspectivas libertadoras. Enfatiza-se, ainda, por meio do relato de experiencia aqui apresentado, que o currículo articulado a temas de investigação agrega valor significativo ao processo de aprender. E, por isso, vale destacar, o quão atuais e fundamentais são as considerações de Paulo Freire na Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista e-Curriculumpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículo Pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogia do oprimidopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectPedagogy of the oppresseden
dc.subjectEducational politicsen
dc.subjectPedagogical curriculumen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.titlePedagogia freiriana: o currículo e a prática pedagógica no processo de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeFreirian pedagogy: the curriculum and pedagogical practice in the learning processen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorConceição, Sheilla Silva-
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.contributor.authorSoeira, Elaine dos Reis-
dc.description.abstract2This paper aims to reflect on the work of Paulo Freire: "Pedagogy of the Oppressed", correlating it to the discussions on curriculum and pedagogical practice, starting from the analysis about the educational policy based on the constitution of the curriculum as a defense of the integration of scientific knowledge and experience. For this, it is understood the pedagogical practices articulated to learning processes that value and collaborate for the emancipation of the individual. In order to construct this paper, was undertaken a reflexive reading of the work of Paulo Freire: Pedagogy of the Oppressed (1968) and of authors who add value to their thinking and teaching method, as well as, a sketch of the discussions made in the Curriculum Course Postgraduate Program, besides an experience report of the pedagogical practice through themes of interest worked in the discipline of Distance Education, in a class of the Pedagogy course. In the face of reflections and propositions, it is inferred that pedagogical conceptions and practices that are considered emancipatory are those appropriated by education managers, teachers, students and the community in general in a dialogical relationship with liberating perspectives. It is also emphasized in this text, through the experience report presented here, that the curriculum articulated to research subjects adds significant value to the learning process. And, therefore, it is worth highlighting, just how current and fundamental are the considerations of Paulo Freire in Education.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia freiriana o currículo e a prática pedagógica no processo de aprendizagem.pdf657,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.