Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1338
Título: Culturas juvenis e a etnocenologia virtual da aprendizagem em ambiências híbridas e multimodais de interação
Título(s) alternativo(s): Youth cultures and virtual ethnocenology of learning in spaces and multimodal interaction environments
Autor(es): Santos, Vinicius Silva
Schneider, Henrique Nou
Palavras-chave: Educação; Tecnologia da informação; Comunicação; Juventude; Cultura; Ensino-aprendizagem; Education; Teaching-learning; Information technology; Communication; Culture; Youth
Data do documento: Out-2019
Editor: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Citação: SANTOS, Vinicius Silva; SCHNEIDER, Henrique Nou. Culturas juvenis e a etnocenologia virtual da aprendizagem em ambiências híbridas e multimodais de interação. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 23, n. 4, p. 609-625, out./dez., 2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de aprendizagem à luz dos processos culturais que fazem emergir novos estilos de aprendizagens, situados no âmbito das culturas juvenis, com destaque para o uso, apropriação, criação e disseminação de conteúdos com auxílio das Tecnologias Digitais da Informação da Comunicação – TDIC. Destaca de forma exploratória o conceito de etnocenologia virtual da aprendizagem, tomada aqui como elemento explicativo para compreender as relações de interação, colaboração e criatividade dos jovens em espaços de imersão híbridos e multimodais. A metodologia utilizada nesse trabalho é qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica em torno de conceitos e construções heurísticas que subsidiam pesquisas e estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq), nos últimos dez anos. Portanto, o fenômeno da aprendizagem se alarga pela multiplicação de espaços, formas e relações, mais que nunca, intercambiadas pela presença da virtualidade, da interconexão e interatividade, redesenhando cartografias cognitivas que apontam novas modelagens, cenários e formas de entender/vivenciar a experiência educativa.
Resumo (segunda língua): The present work aims to reflect on the concept of learning in the light of cultural processes that bring new learning styles emerging within the scope of youth cultures, with emphasis on the use, appropriation, creation and dissemination of contents with the aid of Digital Technologies of Communication Information - TDIC. It highlights in an exploratory way the concept of virtual ethnocenology of learning, taken here as an explanatory element to understand the relationships of interaction, collaboration and creativity of young people in hybrid and multimodal immersion spaces. The methodology used in this work is qualitative, based on a bibliographic review around concepts and heuristic constructions that subsidize researches and studies developed in Educational Informatics Research Group - GEPIED (UFS/CNPq), in the last ten years. Therefore, the phenomenon of learning is amplified by the multiplication of spaces, forms and relationships, more than ever, exchanged for the presence of virtuality, interconnection and interactivity, redesigning cognitive cartographies that point to new modeling, scenarios and ways of understanding / experiencing the educational experience.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1338
ISSN: 2177-6210
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Culturas Juvenis e a Etnocenologia Virtual da Aprendizagem em Ambiencias.pdf890,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.