Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-09-11T20:31:13Z-
dc.date.available2020-09-11T20:31:13Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Henrique Nou. A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 86-104 , mar./maio, 2013pt_BR
dc.identifier.issn2316-6517-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1342-
dc.description.abstractNeste artigo discutimos como a Educação deve se apresentar com vistas a atender a formação do Homem contemporâneo. Apresentamos o perfil do Homem na Sociedade do Conhecimento como aquele que, além de consumir informações prontas, também gera informação e conhecimento de forma colaborativa, apoiando-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Visando contextualizar o nível tecnológico da atualidade e a respectiva dependência do Homem, desenvolvemos o raciocínio fundamentado em teóricos como Zygmunt Baumam – com o conceito de Modernidade Líquida, Manuel Castells – com a teoria da Sociedade em Rede e Eugênio Trivinho - com a tese da Dromocracia Cibercultural. Finalmente, discutimos algumas competências que a Educação deve primar por desenvolver nos aprendizes e futuros professores, a fim de que estes venham a se tornar cidadãos e profissionais aptos a viver com dignidade e a serem produtivos segundo as novas exigências do mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista International Journal of Knowledge Engineering and Management -IJKEMpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInformation societyen
dc.titleA educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboraçãopt_BR
dc.title.alternativeContemporary education: flexibility, communication and collaborationen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.description.abstract2In this article we discuss how Education should look in order to meet the needs of formation of contemporary man. We present the profile of Man in Society of Knowledge as one that, in addition to consuming ready-made information, also generates information and knowledge in a collaborative way, relying on Information Technologies Information and Communication. In order to contextualize the technological level of and the respective dependence on Man, we developed the reasoning based on theorists like Zygmunt Baumam - with the concept of Modernity Manuel Castells - with the theory of the Network Society and Eugênio Trivinho - with the Cybercultural Dromocracy thesis. Finally, we discuss some competences that Education must excel in developing in apprentices and future teachers, so that they become citizens and professionals able to live with dignity and to be productive according to new market demands.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educacao na contemporaneidade flexibilidade, comunicação e colaboracao.pdf464,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.