Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-09-11T20:31:13Z | - |
dc.date.available | 2020-09-11T20:31:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-03 | - |
dc.identifier.citation | SCHNEIDER, Henrique Nou. A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 86-104 , mar./maio, 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-6517 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1342 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo discutimos como a Educação deve se apresentar com vistas a atender a formação do Homem contemporâneo. Apresentamos o perfil do Homem na Sociedade do Conhecimento como aquele que, além de consumir informações prontas, também gera informação e conhecimento de forma colaborativa, apoiando-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Visando contextualizar o nível tecnológico da atualidade e a respectiva dependência do Homem, desenvolvemos o raciocínio fundamentado em teóricos como Zygmunt Baumam – com o conceito de Modernidade Líquida, Manuel Castells – com a teoria da Sociedade em Rede e Eugênio Trivinho - com a tese da Dromocracia Cibercultural. Finalmente, discutimos algumas competências que a Educação deve primar por desenvolver nos aprendizes e futuros professores, a fim de que estes venham a se tornar cidadãos e profissionais aptos a viver com dignidade e a serem produtivos segundo as novas exigências do mercado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista International Journal of Knowledge Engineering and Management -IJKEM | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Information technology | en |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Information society | en |
dc.title | A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary education: flexibility, communication and collaboration | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneider, Henrique Nou | - |
dc.description.abstract2 | In this article we discuss how Education should look in order to meet the needs of formation of contemporary man. We present the profile of Man in Society of Knowledge as one that, in addition to consuming ready-made information, also generates information and knowledge in a collaborative way, relying on Information Technologies Information and Communication. In order to contextualize the technological level of and the respective dependence on Man, we developed the reasoning based on theorists like Zygmunt Baumam - with the concept of Modernity Manuel Castells - with the theory of the Network Society and Eugênio Trivinho - with the Cybercultural Dromocracy thesis. Finally, we discuss some competences that Education must excel in developing in apprentices and future teachers, so that they become citizens and professionals able to live with dignity and to be productive according to new market demands. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educacao na contemporaneidade flexibilidade, comunicação e colaboracao.pdf | 464,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.