Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-09-11T20:58:32Z-
dc.date.available2020-09-11T20:58:32Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.citationSOEIRA, Elaine dos Reis; SCHNEIDER, Henrique Nou. EAD: percepções de tutores a distância. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v.2, n.4x, p.109-134, nov. 2013/fev. 2014pt_BR
dc.identifier.issn2316-6517-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1343-
dc.description.abstractEste artigo foi elaborado a partir da dissertação Mediação da aprendizagem colaborativa – percepções de tutores a distância, defendida na Universidade Federal de Sergipe, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2013. O objeto do estudo foi a percepção de tutores a distância sobre a mediação da aprendizagem colaborativa, isto é, foram convidados a pensar sobre as suas práticas de tutoria, para que fosse possível pensar como a docência é um elemento em construção nas práticas de tutoria. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada na Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontaram que a docência é um processo que vem se firmando nas práticas de tutoria, isto é, a maioria dos tutores rejeita a condição de “tarefeiro” e buscam formas de poder exercer a docência de forma pela no contexto da EaD. Alguns pontos merecem uma investigação mais aprofundada para que seja ampliado o debate sobre a formação específica e sobre as práticas de tutoria a fim de compreender a complexa relação entre a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista International Journal of Knowledge Engineering and Management - IJKEMpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina - UFSCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectDistance educationen
dc.titleEAD: percepções de tutores a distânciapt_BR
dc.title.alternativeDistance Learning: perceptions of distance tutorsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSoeira, Elaine dos Reis-
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.description.abstract2This article was elaborated from the dissertation Mediation of collaborative learning - perceptions of distance tutors, defended at the Federal University of Sergipe, in the Program Graduate Program in Education in 2013. The object of the study was the perception of distance tutors on the mediation of collaborative learning, that is, they were invited to think about their tutoring practices, so that it was possible to think how teaching is a element under construction in tutoring practices. The research was developed in an approach qualitative, supported by the Theory of Social Representations. The results showed that the teaching is a process that has been established in the tutoring practices, that is, the majority of tutors reject the condition of “chore” and look for ways to be able to teach formed by in the context of distance education. Some points deserve further investigation so that the debate on specific training and on tutoring practices to be in order to understand the complex relationship between initial training, continuing training and exercise of teaching.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAD percepções de tutores a distância.pdf853,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.