Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-09-11T21:13:01Z | - |
dc.date.available | 2020-09-11T21:13:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-11 | - |
dc.identifier.citation | SCHNEIDER, Henrique Nou; SANTOS, Elissandra Silva. Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v.2, n.4, p.135-162, nov. 2013/fev. 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-6517 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1344 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é fruto da Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe a qual teve como objetivo fazer uma reflexão uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino online a partir de Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud e Edgar Morin. Para este artigo fizemos um recorte do que foi feito na Dissertação optando em analisar os saberes docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir do viés teórico da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Tardif (2007) e do “ensino prático reflexivo” discutido por Schön (2000). Metodologicamente, esse estudo apresenta-se como um construto teórico de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico filosófico subjetivista-compreensivista que nos permitiu fazer uma reflexão teórica sobre nossa prática pedagógica na Tutoria a Distância enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como campo empírico. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971). Como resultado, esta pesquisa apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online e propõe um conjunto de saberes para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem reflexiva e formativa no AVEA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Resvista International Journal of Knowledge Engineering and Management - IJKEM | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância - EAD | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Information technology | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.title | Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching knowledge for distance tutoring: proposing practical-reflective online teaching | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneider, Henrique Nou | - |
dc.contributor.author | Santos, Elissandra Silva | - |
dc.description.abstract2 | This article is the result of the Master's Thesis developed in the Master's Program in Education at the Federal University of Sergipe which aimed to make a reflection a reflection on the epistemology of teaching practice in online teaching from Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud and Edgar Morin. For this article we did a snapshot of what was done in the Dissertation opting to analyze the teaching knowledge for the Distance Tutoring in the Virtual Teaching and Learning Environment (AVEA), from the bias theory of the “epistemology of teachers' professional practice” reflected by Tardif (2007) and the “reflective practical teaching” discussed by Schön (2000). Methodologically, this study it presents itself as a theoretical construct of qualitative nature under the focus subjectivist-understanding philosophical phenomenological phenomenon that allowed us to make a reflection theory about our pedagogical practice in Distance Tutoring as an educational phenomenon in an AVEA - here configuring itself as an empirical field. To identify the phenomenon of interactions built on AVEA in its objective and subjective aspects, I resorted to characterization of “phenomenon” made by Lofland (1971). As a result, this research presents a critical reflection on the role of distance tutoring in online teaching and proposes a set of knowledge for the teaching practice of the teacher-tutor in order to promote the construction of reflective and formative learning at AVEA | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saberes docentes para a tutoria a distância propondo o ensino online prático-reflexivo.pdf | 670,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.