Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1383
Título: IFCards: Avaliação de Aceitação de Tecnologia por Alunos do Ensino Médio do IFS
Título(s) alternativo(s): IFCards: IFS High School Students' Technology Acceptance Assessment
Autor(es): Santos, Thiago dos
Leite Júnior, George
Santos Júnior, Gilson Pereira dos
Menezes, Jislane Silva Santos de
Fontes, Lauro Barreto
Sousa, Thiers Garretti Ramos
Palavras-chave: Sistema de informação; Tecnologia da informação; Curva de esquecimento; Repetição espaçada; Educação a distância - EAD; Ensino-aprendizagem; Mobile Learning; Game; Information technology; Spaced repetition; Teaching-learning; Information system; Distance education; Oblivion curve
Data do documento: Abr-2020
Editor: Universidade Salvador - UNIFACS
Citação: SANTOS, Thiago dos et al. IFCards: Avaliação de Aceitação de Tecnologia por Alunos do Ensino Médio do IFS. Revista de Sistemas e Computação, Salvador, v. 10, n. 1, p. 131-139, jan./abr. 2020
Resumo: Forgetfulness is a natural and gradual process of the human brain. He is responsible for loss of memory informations not reviewed periodically. At graduate courses, the students attend numerous curricular units where several subjects are taught. However, without review, they are forgotten, affecting performance in assessments such as ENADE. Thus, this work presents a multiplatform application for spaced content review with SM2 algorithm through mini-games. It was evaluated quantitatively using the Technology Acceptance Model (TAM) using the five level Likert scale by 35 users. The results show that acceptance was greater than 78 % in all categories, with a recommendation for use by 88.6 % of respondents. In the qualitative assessment, word clouds were used, which presented a positive scenario in the learning process with 57.89 % of students satisfied with the IFCards.
Resumo (segunda língua): O esquecimento é um processo natural e gradual do ser humano cérebro. Ele é responsável pela perda de informações de memória não revisado periodicamente. Nos cursos de pós-graduação, os alunos frequentam inúmeras unidades curriculares onde várias disciplinas são ensinado. Porém, sem revisão, eles são esquecidos, afetando o desempenho em avaliações como o ENADE. Portanto, este trabalho apresenta uma aplicação multiplataforma para espaçados revisão de conteúdo com algoritmo SM2 por meio de minijogos. isto foi avaliada quantitativamente usando o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) usando a escala Likert de cinco níveis por 35 Comercial. Os resultados mostram que a aceitação foi maior do que 78% em todas as categorias, com recomendação para uso por 88,6% dos entrevistados. Na avaliação qualitativa, palavra nuvens foram utilizadas, o que apresentou um cenário positivo no processo de aprendizagem com 57,89% dos alunos satisfeitos com o IFCards.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1383
ISSN: 2237-2903
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFCards Avaliação de Aceitação de Tecnologia por Alunos do Ensino Médio do IFS.pdf6,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.